Xangai celebra o automóvel

Os fãs de automóveis já estão com os olhos voltados para Xangai, a cidade mais populosa da China. E no mercado que mais cresce no mundo, as novidades que estão presentes no salão chinês são muitas.Os organizadores da mostra e os fabricantes reservaram atrações que devem atrair os consumidores de um país que, neste ano, deve produzir quase 19 milhões de veículos, mais do que todos os países europeus juntos. Só o país asiático participará com 2,5 milhões no crescimento da produção previsto para 2013.

Até o próximo dia 29, carros híbridos e movidos a eletricidade serão expostos, confirmando a tendência de que à proteção ao meio ambiente será uma preocupação constante das montadoras,nesta segunda década do século 21.

Os conceitos que estão exposto revela como serão os produtos que chegarão ao mercado nos próximos anos. A Mercedes-Benz, por exemplo,  mostra o SUV de luxo compacta chamado”Concept GLA” (foto em destaque).  Sob o capô desse novo veículo conceito (comprimento/largura/altura: 4383/1978/1579 milímetros) está um motor de quatro cilindros, à gasolina com turbo-alimentação e potência de 155 kW (211 cv) com deslocamento de 1991 cc. Sua força é transmitida à estrada por meio da transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT e do sistema de tração nas quatro rodas 4MATIC.

A também alemã Volkswagen revela em Xangai o CrossBlue Concept. Medindo 4,89 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,68 m de altura, o modelo é menor que o Touareg. O motor V6 turbo a gasolina trabalha em conjunto com dois motores elétricos para produzir 415 cv de potência. Este SUV pode, portanto, se comportar como um carro esportivo, indo de 0 a 100 km/h em 5s9, com uma velocidade máxima de 235 km/h.

A chinesa Feng Qingfeng Geely expões diversos modelos elétricos. A Chery e a JAC também mostram modelos mais adpatados aos países emergentes. As grande fabricantesapostam nos modelos globais, mas não perdem de vista o interesse que os chineses tem por modelos mais sofisticados.