Brasil está na final de Mundial de Mecânicos da Volvo

Duas equipes do Brasil e uma do Equador venceram a semifinal do Vista 2013, maior competição mundial de técnicos e mecânicos que atuam na Rede de Concessionários Volvo. Eles vão disputar a final em Gotemburgo, na Suécia, no final de junho. A disputa foi realizada em Curitiba nos dias 9 e 10 de abril.

As equipes brasileiras vencedoras foram a da concessionária da Treviso de Betim, em Minas Gerais, e a da Dipesul de Canoas no Rio Grande do Sul. Eles disputaram com outras dez equipes brasileiras. A equipe de mecânicos do Equador venceu as de outros cinco países: Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e Venezuela.

O Brasil foi o país da América Latina com maior número de inscritos nesta edição do Vista. Ao todo, participaram da competição 2.219 pessoas distribuídas em 586 equipes. Dos países hispânicos participam 148 equipes e 531 funcionários.

Maratona global da marca que já soma mais de 50 anos, o Vista é o maior programa de treinamento de seu gênero no mundo. Seu principal objetivo é aprimorar, por meio de provas práticas e teóricas, a capacidade técnica dos mecânicos, bem como do pessoal das áreas de peças de reposição, garantia e administradores.

Atualmente, o programa é realizado em uma série de etapas em cinco continentes. Os técnicos e mecânicos participam de provas para resolver problemas teóricos e práticos e reparar eventuais defeitos que ocorrem nos veículos.  Neste ano, a competição bateu recorde de inscrições, com 16 mil participantes de 85 países que formaram 4396 equipes.

Entre os integrantes das duas equipes brasileiras que vão disputar a final do Vista 2013 na Suécia têm mecânicos com certificação BKT (Bus Key Techinician), o que significa que eles também são especialistas em ônibus.  O BKT é uma certificação internacional para mecânicos especializados em ônibus que atuam em sua rede de concessionários Volvo.