Teste Audi RS4 Avant – Um “foguete” que leva a família para passear a 280 km/h

Juntamente com a Audi RS6 Avant, a RS4 Avant é uma perua familiar simplesmente fantástica. Por que familiar? Porque é essa função de um uma station wagon, mesmo sendo ela um dos veículos mais velozes do mundo. A RS4 tem a missão de levar uma família de até quatro pessoas e suas bagagens com muita emoção e conforto.

A perua “foguete” da Audi acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em míseros 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 quilômetros por hora. Isso com muito conforto, segurança e estabilidade.

Com um design maravilhoso e muito imponente, a RS4 Avant é semelhante às demais peruas da linha A4. Aliás, elas dividem a mesma plataforma, a MLB Evo. Mas acabam aí as semelhanças.

Com enormes rodas aro 20 polegadas e gigantescos freios a discos em fibra de carbono com 375 mm na frente e 330 mm atrás, com ABS e ESP, a RS4 freia muito e em espaços muito pequenos, com pouca pressão no pedal e sem desvios. Os pneus 275/30R20 ajudam muito no equilíbrio da perua, tanto pra fazer curvas como para parar.

De 100 quilômetros por hora até a imobilidade, ela precisa de apenas 34,7 metros.

A espetacular Avant conta com um motor V6 de 2,9 litros, com dois turbos compressores no meio dos blocos, que funcionam cada um com uma pressão de 1,3 bar. Isso gera 450 cavalos a 5.700 rpm e impressionantes 61,2 kgfm de torque já a 1.900 rpm.


A transmissão automática de oito marchas casa perfeitamente com a poderosa motorização. A tradicional tração Quattro é outro diferencial do modelo. A estabilidade desta perua é impressionante. Tem muito carro de corrida que não tem o desempenho e a estabilidade deste modelo de rua. A qualquer velocidade na cidade ou estrada, os ocupantes estão muito seguros.

Logicamente que não é um carro para principiantes. Tem que ter o mínimo de noção, porque, se não, vira um revólver na mão de um macaco.

A RS4 Avant é tão especial que apesar de ter uma usina de potência e desempenho debaixo do capô, o motorista pode ir ao mercado ou passear tranquilamente no dia-a-dia. Ela aceita o que o motorista desejar.

Cockpit

A RS4 tem um seletor, o Audi Drive Select, no console central, no qual é possível escolher o modo como se quer usufruir da perua. Se o modo for Dynamic, o mais esportivo, a perua vira um superesportivo. A suspensão fica mais dura, o acelerador mais sensível e rápido, as trocas de marchas mais rápidas e as válvulas no coletor de escape abrem provocando um ronco maravilhoso.

Nesse modo, a arrancada de 0 a 100 quilômetros por hora é feita em 3,8 segundos. E ela pesa 1.715 quilos. Tem muito Porsche ou Ferrari que não faz isso. Preço do “brinquedo”: R$ 726.000,00.