Serviço: Filtros automotivo requerem cuidados especiais

Aumento no consumo de combustível, carro falhando ou com dificuldade de dar partida, esses são alguns sintomas que podem ser causados pela má conservação dos filtros de ar, combustível e óleo. A manutenção preventiva desses itens evita o desgaste prematuro das partes móveis do motor, reduz o consumo de combustível e também da emissão de poluentes.
O filtro de cabine, que muitas vezes é esquecido pelo motorista, é outro componente que merece atenção especial. Com a função de filtrar o ar aspirado para dentro do veículo, o filtro de cabine em bom estado de conservação evita a entrada de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias. Há ainda no mercado modelos com tecnologia de carvão ativado, que impedem até mesmo a passagem de gases tóxicos.

Filtro de ar
O filtro de ar tem a função de separar e (eliminar) as partículas como poeira, poluentes e umidade contidas no ar aspirado pelo motor. O filtro em boas condições evita o desgaste excessivo das partes móveis do motor, como pistões, anéis, bielas e também o alto consumo de combustível. A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo.

Filtro de óleo
Com a função de separar e eliminar as partículas metálicas que se desprendem do motor devido à fricção das peças e que se misturam ao óleo, tornando o mesmo carbonizado e com partículas de metal e fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo é outro item que merece atenção especial do motorista.
A utilização do filtro por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como: desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível ou até a parada total do motor, com danos mais sérios aos componentes do mesmo. Por isso, a Bosch recomenda que a troca do filtro ocorra conforme o intervalo indicado no manual do fabricante.

Filtro de combustível
O combustível fora das especificações exigidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) é um dos principais itens que interfere diretamente na vida útil e na eficiência deste componente. Por este fator, a Bosch recomenda que a troca deste filtro seja realizada nos intervalos indicados pela montadora, para evitar danos ao motor e falhas no fornecimento de combustível.
O filtro dentro das especificações técnicas adequadas, além de assegurar o bom desempenho do veículo, também protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível. A substituição deve ser feita em uma oficina especializada, pois requer equipamento s adequados e profissionais qualificados.

Filtro de cabine
Devido ao aumento da concentração de poluentes na atmosfera, principalmente nos grandes centros urbanos, o filtro de cabine tornou-se um item essencial nos veículos, pois impede a entrada de partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias para interior da cabine. Os filtros com tecnologia de carvão ativado impedem até mesmo a passagem de gases tóxicos.
Para evitar possíveis complicações respiratórias, principalmente nos ocupantes do carro que passam horas no trânsito, as montadoras recomendam que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez por ano.