Corolla 2014 com novidades tecnológicas

A Toyota apresenta a linha Corolla 2014. O modelo  oferece como principal novidade entre os itens de série, nas versões XRS e XEi, além da topo de linha, Altis, a central de multifunções com tela de LCD touchscreen de 6,1 polegadas, que incorpora: navegador (GPS); câmera de ré; sistema de áudio e Bluetooth.  A nova linha já está  à venda nas, e permanece com as versões GLi e XLi, com transmissão automática de quatro velocidades ou manual de seis velocidades e motor de 1.8L 16V Flex, e Altis, XRS e XEi, com câmbio automático de quatro velocidades e motor de 2.0L 16V Flex.

A lista de equipamentos continua com uma boa carga de  itens de série. Desde sua versão de entrada, a Linha Corolla 2014 conta com alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, air bag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira, travas e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central – dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.

Complementarmente, a versão GLi traz vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas elétricas. Sem a tela de LCD touchscreen, o computador de bordo oferece seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal há sistema ABS de freios.O Corolla GLi também conta com painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme e fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave. Nesta nova linha, o modelo deixa de oferecer banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central e o sistema de ar-condicionado passa a ser manual.

O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, que são eletronicamente retráteis, bancos em couro, bancos traseiros bipartidos com descansa braço central, Cruise Control e a tela de LCD touchscreen.

O Corolla mais requintado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavadores.

A linha Corolla 2014 vem equipada com os consagrados motores 1.8 litro 16V Dual VVT-i Flex (nas versões GLi e XLi)  e 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex (para as versões Altis, XRS e XEi) , dois dos propusores mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esses propulsores adotam bloco e cárter de alumínio. A potência máxima do motor 2.0 é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool  e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, o que otimiza a performance com álcool. No motor 1.8, a potência máxima é de 144 cv, com ácool, a 6.000 rpm e de 139 cv, com gasolina, a 6.000 rpm, enquanto o torque atinge 18,6 kgf.m a 4.800 giros com álcool e 18 kgf.m a 4.000 giros, com gasolina. A taxa de compressão é também de 12,0:1.

O Corolla é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante, nas versões Altis, XRS e XEi.

A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. As cores disponíveis para a linha Corolla são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos. Para modelos com pintura metálica, acrescenta-se R$ 890,00  ao preço público sugerido.