Mercedes desenvolve diesel de cana-de-açúcar

A Mercedes-Benz do Brasil é a primeira empresa a realizar testes com o diesel de cana-de-açúcar. O combustível inovador é oferecido pela empresa Amyris Brasil, subsidiária da Amyris Biotechnologies, Inc., empresa americana, especializada em produtos renováveis, que está aplicando uma plataforma tecnológica própria para produzir combustíveis de transporte e produtos químicos renováveis.

Em parceria com a Amyris, a Mercedes-Benz do Brasil acaba de concluir a primeira fase de testes dessa tecnologia. Na ocasião, a fabricante de veículos comerciais utilizou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (S 50) e 10% do novo diesel. Mesmo presente em um porcentual aparentemente pequeno, o novo combustível já proporcionou uma redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar em nada as emissões de NOx – Óxidos de Nitrogênio.

Segundo Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, outro resultado dos testes com o diesel de cana-de-açúcar que merece destaque é a manutenção do desempenho tradicional do motor. “Nos ensaios comparativos, em que utilizamos 10% do novo diesel e 90% de diesel comercial, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. Com isso, reforçamos nossa confiança no uso deste novo biocombustível. Ele se mostra como uma alternativa interessante, pois não requer alteração na estrutura da frota atual”, afirma Leal.

Para a Mercedes-Benz, outra característica fundamental apresentada pelo novo combustível é a manutenção do reduzido consumo.