A partir desta quinta-feira, o sonho da Stock Car se apresentar no interior paulista se transformará em realidade. Seguindo o mesmo ritmo veloz dos carros, o GP Ribeirão Preto começou como um projeto em dezembro último para se tornar realidade neste domingo, dia 6 de junho, com a apresentação das duas divisões da principal categoria do automobilismo nacional, Copa Caixa Stock Car e Copa Chevrolet Montana. A entrega oficial do circuito será nesta quinta-feira, às 10h, reunindo a prefeita de Ribeirão Preto, Darci Vera, Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar, promotora da categoria, e Nestor Valduga, presidente do CTDN e representante da CBA.
A programação oficial do GP Ribeirão Preto começa nesta sexta-feira, com a realização dos treinos. Haverá treinos extras para as duas divisões, além de duas sessões livres para cada, com início a partir das 8h. Os treinos de sexta-feira não serão abertos ao público. No sábado será a vez das tomadas de tempo que definirão os grids das provas de domingo. A quinta etapa da Copa Caixa Stock Car será às 11h, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular. Já a quarta prova do ano da Copa Chevrolet Montana largará às 13h, com transmissão ao vivo pela RedeTV e Speed Channel.
A segunda prova em um circuito de rua na história da Stock Car está com tudo pronto, e Ribeirão Preto receberá pilotos, equipes e as máquinas. Nesta quarta-feira as carretas trazendo os carros das duas divisões começaram a chegar, deixando ainda mais colorida a cidade, uma das mais importantes do estado e do país, considerada a capital do agronegócio.
Foram meses de trabalho e negociações para que tudo ficasse em perfeitas condições para receber pilotos e equipes da Família Stock Car. Depois de tanto empenho, a pista com mais 2100 metros, já passou pelos ajustes e retoques finais, a pintura foi feita e a vistoria técnica também já foi realizada. Dessa forma, Ribeirão Preto já espera pelos ilustres representantes da principal categoria do automobilismo nacional para poder fazer uma grande festa pelas ruas por onde o circuito do 1º GP Ribeirão Preto passará.
A capital do agronegócio está em festa, e tem muitos motivos para isso. Prestes a completar 154 anos (comemora o aniversário em 19 de junho), Ribeirão Preto entra para a história da Stock Car, ao se tornar a primeira cidade do interior paulista a sediar uma etapa da principal categoria do automobilismo brasileiro. E ainda é a segunda localidade a ter uma disputa em um circuito de rua.
Quinta-feira agitada
Além da entrega oficial do circuito para o GP Ribeirão Preto, a quinta-feira ainda reserva outras atrações. Pela manhã, a partir das 9h30, o cantor Daniel dará uma volta em parte do traçado ao lado do piloto Ricardo Mauricio, da Eurofarma RC (Chevrolet), campeão em 2008. Às 10h30, haverá uma celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado (5).
A ação contará com a presença dos pilotos Nonô Figueiredo, da Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet), Marcos Gomes, da Blau Full Time (Peugeot), Betinho Gresse, da Hot Car Competições (Chevrolet), e o representante da Montana Cadu Pasetti, da Gramacho Costa Racing, que farão um plantio de árvore no canteiro central da pista. A prefeita, Dr. Pitágora e o professor Edmur, ambos da Secretara do Meio Ambiente, também estarão na ação. À tarde será a vez de uma sessão de autógrafos no RibeirãoShopping, com os pilotos Valdeno Brito e Nono Figueiredo, ambos da Cosan Mobil Super Racing, às 15h.
A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.