Fittipaldi de Fórmula Um volta a roncar alto

Fruto de um trabalho de seis meses de pesquisas e recuperação de componentes e sistemas, o Fittipaldi FD 04 está completamente restaurado. O modelo, pilotado por Emerson Fittipaldi na temporada de 1977, é o segundo veículo da única equipe brasileira de Fórmula 1 recuperado pela Dana, como parte do programa de restauração dos ícones da mobilidade brasileira.

Após a total restauração do primeiro Fórmula 1 brasileiro, o FD 01, no ano passado, a Dana decidiu ampliar o projeto e recuperar também o FD 04, primeiro carro da equipe brasileira pilotado pelo bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. Em sigilo, a Dana está recuperando outros modelos que serão apresentados no futuro

Projetado pelo engenheiro Ricardo Divila, o FD 04 foi feito especificamente para Emerson Fittipaldi. O modelo restaurado é o FD 04/3, utilizado na temporada de 1977 e com o qual Fittipaldi marcou 11 pontos.

Nas quatro primeiras corridas do campeonato de 1977, o FD 04 obteve dois quartos lugares e um quinto, colocando Emerson entre os líderes na classificação geral. Depois disso, uma mudança na construção da carcaça dos pneus da categoria desfavoreceu o desempenho do carro, que ainda terminou em quarto lugar no GP da Holanda.

O Fittipaldi FD 04 também foi a inspiração para outros dois carros o Willians FW06 e o Lotus 78.

A equipe Fittipaldi, foi algo de imbecis gozações, afinal foi muito bem sucedida. Ao longo das oito temporadas a equipe brasileira de Fórmula um, conquistou 44 pontos contra 40 da Willians. Ou seja os irmãos Fittipaldi estvam certos e foram uns vitoriosos.

É o velho ditado: santo de casa não faz milagre. E as gozações de alguns idiotas acabaram com a equipe brasileira na Formula Um.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0