Pesadões da Ford promentem esquentar mercado dos brutos

Novo Cargo Extrapesado (11)

 

A Ford lançou nesta semana os novos caminhões  extrapesados da linha Cargo, inéditos na marca, que chegam ao mercado neste mês  de agosto como a grande novidade do ano. Projeto global, desenvolvido em  parceria entre o Brasil e a Europa, os modelos cavalos-mecânicos Cargo  2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 são destinados a aplicações rodoviárias  de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de  tecnologia, segurança e economia.

Os extrapesados da Ford foram  apresentados para a imprensa brasileira em um test-drive no Deserto do Atacama,  no Chile ­- um dos cenários ícones de aventura da América do Sul, pelas  condições desafiadoras – para mostrar sua força, robustez e desempenho. Eles  contam também com baixo custo de operação e manutenção, um trem de força potente  e econômico, design moderno e cabine leito confortável que favorece a  produtividade.

São equipados com o novo motor FPT  de 10,3 litros, que atende à norma Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cv  e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com  câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades.

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Os dois modelos incorporam de série  controle automático de  tração (ASR) e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção  do controle eletrônico de estabilidade (ESP).  Oferecem também uma série de vantagens operacionais,  como itens de conforto e tecnologia que fazem destes caminhões uma nova opção  competitiva no segmento. Internamente, também trazem praticidade e conforto, com  o novo volante de excelente empunhadura e revestimentos duráveis. 

 Vidros e travas elétricos,  retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos  equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito  teto alto: com personalidade e imponência, tem ampla área envidraçada e garante  fácil acesso às operações de manutenção e verificação. 

Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo  extrapesado facilita o acesso aos componentes do motor e outros agregados. O  ângulo de basculamento é acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de  manutenção também é feito pela grade frontal  escamoteável.

Os caminhões Cargo 2042 e Cargo  2842 asseguram excelente custo-benefício e ótima produtividade para aplicações  rodoviárias pelo baixo consumo de combustível, menores custos operacionais e de  manutenção, gerando maior rentabilidade.

O novo painel traz ferramentas para  auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de  trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista  pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem,  conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas  à operação do caminhão.

Ambos  oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoría. O Cargo 2042  4×2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6×2, com  capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.

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 Os  novos Cargo extrapesados marcam a entrada da Ford no segmento que mais cresce no  mercado brasileiro e vem sendo impulsionado pelas grandes obras de  infraestrutura e pelo setor agrícola, que demandam caminhões dessa faixa de peso  e motorização.

Somente  os extrapesados movimentaram R$ 10,8 bilhões em 2012 e este ano as projeções são  de um crescimento de mais 30%, com faturamento de R$ 14 bilhões na venda desses  caminhões.

A  Ford teve participação de 21,1% no Brasil, considerando os segmentos de até 46  toneladas nos quais a marca até então estava presente. Com  os novos modelos, a linha Cargo passa a oferecer uma das famílias de veículos  comerciais mais completas do mercado, com soluções  de transporte de carga que vão do segmento urbano, com peso bruto total de 8  toneladas, até 56 toneladas de capacidade de tração, e 1.350  combinações de configuração e acabamento para vários tipos de aplicação.

 Projeto  global

Os  novos extrapesados são os primeiros caminhões globais da Ford, com o projeto de  desenvolvimento liderado pela engenharia do Brasil e da Turquia, somando os  recursos tecnológicos de outras regiões. O objetivo é oferecer ao mercado um  produto de classe mundial, voltado às necessidades e condições do transportador  brasileiro.

No  seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em testes no Campo  de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em  Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em  Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados  em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da  Arábia Saudita.

Os  novos Cargo 2042 e Cargo 2842 estão entre os mais eficientes e robustos da  categoria. O seu conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e suspensão  oferece força e resistência para as aplicações mais severas e permite o reboque  de composições com três eixos e três eixos espaçados (Vanderléa) para as mais  variadas cargas.