Pesadões da Ford promentem esquentar mercado dos brutos

Novo Cargo Extrapesado (11)

 

A Ford lançou nesta semana os novos caminhões  extrapesados da linha Cargo, inéditos na marca, que chegam ao mercado neste mês  de agosto como a grande novidade do ano. Projeto global, desenvolvido em  parceria entre o Brasil e a Europa, os modelos cavalos-mecânicos Cargo  2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 são destinados a aplicações rodoviárias  de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de  tecnologia, segurança e economia.

Os extrapesados da Ford foram  apresentados para a imprensa brasileira em um test-drive no Deserto do Atacama,  no Chile ­- um dos cenários ícones de aventura da América do Sul, pelas  condições desafiadoras – para mostrar sua força, robustez e desempenho. Eles  contam também com baixo custo de operação e manutenção, um trem de força potente  e econômico, design moderno e cabine leito confortável que favorece a  produtividade.

São equipados com o novo motor FPT  de 10,3 litros, que atende à norma Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cv  e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com  câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades.

Novo Cargo Extrapesado (7)

 

Os dois modelos incorporam de série  controle automático de  tração (ASR) e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção  do controle eletrônico de estabilidade (ESP).  Oferecem também uma série de vantagens operacionais,  como itens de conforto e tecnologia que fazem destes caminhões uma nova opção  competitiva no segmento. Internamente, também trazem praticidade e conforto, com  o novo volante de excelente empunhadura e revestimentos duráveis. 

 Vidros e travas elétricos,  retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos  equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito  teto alto: com personalidade e imponência, tem ampla área envidraçada e garante  fácil acesso às operações de manutenção e verificação. 

Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo  extrapesado facilita o acesso aos componentes do motor e outros agregados. O  ângulo de basculamento é acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de  manutenção também é feito pela grade frontal  escamoteável.

Os caminhões Cargo 2042 e Cargo  2842 asseguram excelente custo-benefício e ótima produtividade para aplicações  rodoviárias pelo baixo consumo de combustível, menores custos operacionais e de  manutenção, gerando maior rentabilidade.

O novo painel traz ferramentas para  auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de  trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista  pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem,  conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas  à operação do caminhão.

Ambos  oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoría. O Cargo 2042  4×2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6×2, com  capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.

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 Os  novos Cargo extrapesados marcam a entrada da Ford no segmento que mais cresce no  mercado brasileiro e vem sendo impulsionado pelas grandes obras de  infraestrutura e pelo setor agrícola, que demandam caminhões dessa faixa de peso  e motorização.

Somente  os extrapesados movimentaram R$ 10,8 bilhões em 2012 e este ano as projeções são  de um crescimento de mais 30%, com faturamento de R$ 14 bilhões na venda desses  caminhões.

A  Ford teve participação de 21,1% no Brasil, considerando os segmentos de até 46  toneladas nos quais a marca até então estava presente. Com  os novos modelos, a linha Cargo passa a oferecer uma das famílias de veículos  comerciais mais completas do mercado, com soluções  de transporte de carga que vão do segmento urbano, com peso bruto total de 8  toneladas, até 56 toneladas de capacidade de tração, e 1.350  combinações de configuração e acabamento para vários tipos de aplicação.

 Projeto  global

Os  novos extrapesados são os primeiros caminhões globais da Ford, com o projeto de  desenvolvimento liderado pela engenharia do Brasil e da Turquia, somando os  recursos tecnológicos de outras regiões. O objetivo é oferecer ao mercado um  produto de classe mundial, voltado às necessidades e condições do transportador  brasileiro.

No  seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em testes no Campo  de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em  Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em  Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados  em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da  Arábia Saudita.

Os  novos Cargo 2042 e Cargo 2842 estão entre os mais eficientes e robustos da  categoria. O seu conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e suspensão  oferece força e resistência para as aplicações mais severas e permite o reboque  de composições com três eixos e três eixos espaçados (Vanderléa) para as mais  variadas cargas.


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