Apesar do mercado automotivo, diferente do brasileiro, não estar nenhuma maravilha, as fabricantes estão investido em novos produtos na busca por animar os consumidores. E um dos segmentos que mais tem recebido novidades é dos esportivos derivados de carros normais de serie: Ford Focus RS, VW Golf GTi RS, Renault Clio Gordini e agora um que está mexendo com o sonho de consumo dos aficionados por esses foguetinhos. É o Renault Megane RS. Em todo o mundo, esses modelos são carros de nicho, muito mais para criar imagem e chamar à atenção dos modelos mais básicos.
A Renault, assim como outras fabricantes européias, sempre ofereceram aos consumidores modelos esportivos derivados de carros de serie, muito agressivos, competentes e atraentes. Mas, dentro do portfólio da marca francesa, o novo Megane RS é excepcional. Equipado com um motor de dois litros, turbo alimentado, desenvolve 250 cavalos de potência máxima e atinge quase 250 km/h de velocidade máxima. O cambio é de seis marchas manual. Com duas versões, Cup e Sport, o Renault Megane RS vem equipado de serie com diferencial autoblocante, que oferece ao “piloto/motorista” nas saídas de curvas, quando este pisa no acelerador, a “força” certa entre os pneus e o asfalto, para que seja rápido sem perder tração e a estabilidade. O modelo ainda dispõe de ESP, que oferece três situações à escola do “piloto/motorista” normal, sport e off. Na posição, off vale o “braço” do piloto, pois é uma cavalaria para ele domar. E não só domar a cavalaria, pois o ronco acelera o coração e as emoções.
O RS dispõe, como é necessário num carro com essa saúde e disposição, de suspensões com molas mais duras, principalmente na traseira, eixo traseiro do tipo semi-rígido de perfil fechado, que é mais resistente à torção e freios a discos de grandes dimensões da marca Brembo. As rodas esportivas de aro 18 polegadas, são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 2 de medida 235/40. Opcionalmente, há rodas de 19 polegadas com pneus Continental Sport Contact 5 Performance de medida 235/35.
Como está mais para carro de corrida, o Renault Megane RS foi apresentado à imprensa no circuito Ascari, no sul da Espanha. E um dos vários destaques é o equipamento utilizado em carros de competição, a telemetria, que num monitor, registra e apresenta ao piloto diversas informações como os tempos por volta num circuito, acelerações, força “G” laterais e longitudinais exercidas em cada curva, aproveitamento do motor, etc.
Preço previsto do Renault Megane RS na Europa: 32 mil euros.