VW Amarok Um novo conceito em picape

A Volkswagen apresentou na Argentina, onde é produzida e exportada para quase todo o mundo, o seu mais novo produto mundial: a espetacular picape média Amarok. O motor TDI biturbo de última geração com sistema de injeção direta de combustível, estabelece novos padrões no que se refere ao consumo. Quanto à segurança, bem como ao conforto, a nova picape apresenta níveis até agora só encontrados em automóveis de passageiros. Mas automóveis de nível superior.
Muitas das tecnologias utilizadas na Amarok são absolutamente novas no segmento das pick-ups médias como, por exemplo, a tecnologia biturbo. Também no que diz respeito ao espaço da cabine, à largura e altura da caçamba, bem como à facilidade e capacidade de carregamento, a Amarok oferece o que há de melhor em seu segmento.
A pick-up da Volkswagen está sendo lançada internacionalmente na versão de cabine dupla, com quatro portas, e que proporciona espaço para cinco ocupantes adultos. Porém, no banco traseiro, apesar de ter lugar para três passageiros só tem dois apoios de cabeça. E isso é só para o mercado brasileiro. Vai entender. Será que é por conta do extintor de incêndio colocado no banco dianteiro?
A versão com cabine simples, com duas portas e caçamba mais longa, estará disponível no primeiro semestre de 2011, assim como outras motorizações.
O conceito e o estilo da Amarok são nitidamente marcados pelo novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos, é uma das características mais marcantes da pick-up. Os vidros laterais são envolvidos por uma linha que começa na parte frontal e passa pelos contornos dos paralamas. A convexidade bem pronunciada das áreas laterais e do capô reforçam o aspecto de robustez típico das pick-ups.
Na parte traseira, se destaca o emblema da VW, colocado na porta da caçamba totalmente lisa, emoldurada pelos grupos ópticos com design noturno inconfundível. Em detalhes como estes se percebe o esforço de toda a equipe de desenvolvimento para identificar claramente a Amarok como um verdadeiro Volkswagen ante seus concorrentes, através da qualidade superior e do design elegante.

Disposição

A Amarok é oferecida com tração 4×4, não permanente (4Motion), que proporciona um bom desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo. Esta versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das picape. Acionando um botão, o torque é repartido igualmente entre os dois eixos.
Para enfrentar situações mais difíceis, a caixa de câmbio dispõe de um sistema de redução para todo o terreno que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a suspensão progressiva de alta resistência (Heavy Duty), com três camadas de molas principais e duas secundárias, garante proteção elevada contra sobrecarga e conforto uniforme em todas as condições.


O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial por travamento automático, que aumenta a tração em todo o tipo de piso. Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.

Muito conforto

A Amarok Highline conta com retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático (Climatronic), sistema de som sofisticado e o revestimento dos bancos em couro.


Além do generoso equipamento de série, a Amarok oferece uma extensa lista de acessórios, como estribos laterais, santantonio, protetor e cobertura da caçamba (capota marítima) e rodas de liga leve de 19 polegadas.

A caçamba da Amarok cabine dupla apresenta as maiores dimensões da sua categoria: 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes Euro (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a estas medidas de referência, à altura de carga de 779 mm e à capacidade para levar até 1.047 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. Em caso de utilização de reboque, é possível acoplar uma carga máxima de 2,8 t.
A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa. O programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional, é uma das novidades. Como parte integrante da função ESP, o modelo, quando dotado de gancho de reboque, conta também com um sistema de estabilização do conjunto. Outro exemplo é a possibilidade do acionamento da função “off road”, ao toque de um botão, até uma velocidade de 100 km/h.
O ESP, os bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR) e o sistema de frenagem antibloqueio (ABS) são adaptados a condições off road exigentes, o que faz com que o ABS reduza significativamente a distância de frenagem na terra e em pisos de cascalho.
Abaixo de 30 km/h, com a função “off road” ativada, entra em ação o assistente de frenagem em descidas, que mantém a velocidade constante em declives. O sistema permite, pela primeira vez nesta classe, que o motorista ajuste a velocidade, acionando o pedal do acelerador ou do freio, com o assistente de frenagem em descidas funcionando. Nos veículos sem ESP, a função “off road” abrange de série o ASR e o ABS para off road.

Andando

Sem duvida, a nova Volkswagen Amarok é um  divisor entre as picapes. Ela muda completamente o conceito de veiculo utilitário no mundo inteiro e pode até ter concorrentes teoricamente no segmento, mas de fato, não tem. Ela é muito, mas muito mesmo, superior às demais picapes existentes no mercado mundial. Tanto em tecnologia, como em conforto e comportamento dinâmico. E em termos de tecnologia é uma maldade que comete com as colegas picapes. Uma humilhação.


Logo ao entrar é fácil perceber que foi utilizado um outro conceito. Tudo está muito próximo de um automóvel, tanto no conforto como na ergonomia. Tudo está ao alcance das mãos. O banco muito confortável, tem várias regulagens, assim como o volante, que regula em profundidade e na altura. Então, achar a posição mais agradável para dirigir é moleza. Após os ajustes, cinto colocado, motor ligado, mas logo vem a pergunta: o motor está ligado? Está, sim. Os novos motores a diesel da Volkswagen, a exemplo do Touareg e outros carros de passeio, tem uma tecnologia de ponta digna dos mais evoluídos motores a gasolina. O barulho é quase nulo, mesmo em regimes mais elevados. A Amarok está equipada com um motor TDI de 2,0litros, 4 cilindros e 16 válvulas, que produz 163 cavalos de potência máxima, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores. O torque máximo é de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm e o mais fantástico é o consumo de combustível: uma média de estrada/cidade de 13,1 km/l utilizando a tração apenas em duas rodas. Com o tanque cheio é possível fazer quase mil quilômetros. Este ótimo motor da Volkswagen traz o conceito de “downsizing” com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades. E aqui outra mudança radical. A Amarok tem o câmbio igual a de um automóvel. A parte aparente da alavanca de câmbio é pequena,os engates muitos justos e as trocas rápidas. E aquele desconforto de vibrações, principalmente quando se acelera, na Amarok não existe. Pode fazer o que quiser que a alavanca está firme e forte.
No circuitos off-road a pick-up mostra toda a sua capacidade, robustez e tecnologia. Com toda a certeza, tudo o que se conhece em termos de veículos utilitários não chega à ponta dos pneus da picape média da Volkswagen. É outra realidade. A tecnologia, com a ajuda de apenas alguns botões, faz com que a picape suba morro quase intransponíveis sem que seja necessário ajuda do motorista. Ao apertar um botão, a Amarok define a aceleração necessária e sobe sem a menor dificuldade, sem que o motorista precise de colocar os pés em pedal nenhum. A mesma coisa ao descer, pois o sistema decide a velocidade para descer, sem que o motorista pise nos freios. Ela só não faz uma coisa sozinha: virar o volante, de resto o motorista é dispensável. Acelerando a picape mostra bom fôlego e não faz feio em nenhuma situação. A estabilidade também é muito boa e os freios espetaculares. Com a ajuda do ABS, a Amarok tem um sistema fantástico de frenagem: na terra ela vai, com a ajuda da eletrônica, freando e soltando para juntar montinhos de terra na frente da rodas e assim criar uma barreia a mais e diminuir os espaços de frenagem. Sem qualquer desvio ou trapalhada do motorista.
Outro detalhe agradável é o espaço interno, que é muito bom e os “puxadores” que ajudam os passageiros a se segurar lá dentro da cabine e a subir e descer.. Mas o banco traseiro, é campeão. É a única picape do mundo, que quatro pessoas vão bem acomodadas. Geralmente, o encosto do banco traseiro é muito reto e o assento baixo em relação ao assoalho. Na VW Amarok tudo é diferente o que proporciona muito conforto. Até que apareça alguma nova picape para fazer frente, a nova picape media da Volkswagen é a melhor do mundo.