“Andando de Carro” – por Antônio Fraga

Audi lança nova versão do Q8

Fabricado na Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990,00

Audi lançou o novo Q8 

A Audi do Brasil lançou na última quarta-feira (14) o nova Q8. Mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo é o top da família de SUV da linha Q. Ele vem se juntar aos demais, Q3, Q5 e Q7, e chega ao Brasil com um novo paramento em termos de luxo e tecnologia. O interior muito luxuoso tem dimensões generosas e um sistema operacional de última geração. O design é muito bonito e elegante. O modelo é equipado com um motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cavalos de potência e um fantástico torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic é de oito velocidades. Faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a máxima limitada eletronicamente em 250 quilômetros por hora. Fabricado na Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990,00.

 

Bonito de se ver 

Peter Fassbender é o curador da exposição na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sobre ícones do design italiano 

Não é de hoje que a Itália é uma referencia em design e elegância. Isso em termos de automóveis, roupas, móveis e outras coisinhas. Para reverenciar essa qualidade, a Casa Fiat de Cultura recebe de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, a exposição “Beleza em Movimento Ícones do Design Italiano”. A mostra reúne impressionante acervo, composto por mais de cem peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia. O curador da exposição é Peter Fassbender, também responsável pelo Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles. A entrada é gratuita.

 

Pra ficar bonito

Fiat Chrysler Automóveis inaugurou o novo Design Center Latam 

A Fiat Chrysler Automóveis inaugurou o novo Design Center Latam, localizado na sua maior fábrica, em Betim, em Minas Gerais. Considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina, com cerca de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, o espaço é resultado de investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões. Em uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, o novo Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat, para os mercados brasileiro e latino-americano.

 

Modelo raríssimo 

Só pelo fato de ter sido o carro particular de Ferdinand Porsche e do filho Ferry, já mereceria toda a atenção. Mas o mais interessante é que esse carro vai a leilão na Semana do Automóvel de Monterey, nos Estados Unidos, que começa no dia 15 de agosto. O carro, que parece um disco voador, é nada menos que um Type 64 de 1939 e que pode ser um pioneiro na história da espetacular marca alemã de carros esportivos. Ferdinand Porsche pretendia, ao criar o Type 64, fazer um carro mais leve e esportivo do então KdF-Wagen, ou seja, o velho Fusca. O modelo possuía o mesmo motor de um litro de quatro cilindros, 32 cavalos e suspensão do Fusca, mas com chassis e a carroçaria feita sob medida de alumínio e rebitada. A velocidade máxima chega a impressionantes 141 km/h. Experts acreditam que o modelo que será leiloado pela RM Auctions superará os 10 milhões de dólares.

Type 64 de 1939 vai a leilão na Semana do Automóvel de Monterey 

 

TOP 10 – Brinquedos caros

E por falar em leilões, carros antigos são um dos investimentos mais lucrativos do mundo. Vc sabe quais são os dez carros mais caros vendidos em leilões?

Ferrari lidera entre os modelos mais caros já vendidos no mundo 

1º – Ferrari 250 GTO R$175.200.000,00

Arrematado por 36.500.000 milhões de euros no Verão de 2014, o Ferrari 250 GTO vendido no leilão da Bonhams no “The Quail – A Motorsports Gathering” continua a ser o automóvel mais caro de todos os tempos vendido em leilão.

2º – Ferrari 335 Sport Scaglietti R$ 164.160.000,00 
Pode ser o segundo mais caro de todos os tempos, mas é o carro de competição mais caro alguma vez vendido em leilão. Trata-se de um fantástico Ferrari 335 Sport Scaglietti de 1957.

3º – Mercedes W196 R$ 135.840.000,00 
É o único modelo no Top 5 dos mais caros de sempre em leilão que não saiu do “estábulo” da Ferrari. Feito em 1954, foi utilizado por Juan Manuel Fangio, que venceu cinco vezes o Mundial de pilotos da F1.

4º – Ferrari 290MM R$ 129.120.000,00 
Foi o carro mais caro vendido em 2015 e detém o recorde da maior venda de automóvel já feita em Nova Iorque.

5º – Ferrari 275 GTB/4S NART Spider R$ 126.240.000,00 
Este é um dos dez exemplares existentes do 275 GTB/4S NART Spider e foi vendido em Monterey, em 2013.

6º – Ferrari 275 GTB/C Special by Scaglietti R$ 121.440.000,00 
É um dos Ferrari mais raros da história da marca de Maranello – existem apenas três exemplares – e isso ajuda a explicar os mais de 25 milhões de euros que custou.

7º – Jaguar D-Type R$ 99.840.000,00 
É o carro britânico mais caro já vendido num leilão. Foi criado em 1955, mas só obteve esse valor histórico em 2017, altura em que foi vendido pela RM Sothebys em Monterey.

8º – Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider by Touring R$ 91.200.000,00 
Depois do Jaguar e do Mercedes que vimos acima, este Alfa Romeo é o terceiro carro a interromper o domínio da Ferrari neste Top 10. Trata-se de uma das doze unidades feitas do Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider by Touring.

9º – Ferrari 250 GT SWB California Spider R$ 84.960.000,00 
Encontrado em péssimo estado num celeiro, juntamente com mais cem carros, foi recuperado e vendido em 2016 por mais de 17 milhões de euros pela Artcurial, em Paris.

10º – Ferrari 375-Plus Spider Competizione R$ 84.480.000,00 
Fabricado em 1954, assegurou a segunda posição na Mile Miglia desse ano com Umberto Magliolo ao volante, muito por culpa do enorme V12 de 4.9 litros que o “alimenta”.

 

Rezvani Tank será novidade no Salão de Monterey 

Brutamontes

E a Semana do Automóvel de Monterey sempre promete muitas surpresas. Uma será o Rezvani Tank. Um SUV com motor V8, de 6,2 litros, sobrealimentado, com 1.000 cavalos de potência. O modelo custará quase 350 mil dólares. Mas haverá outras versões mais em conta.

 

Curiosidade mata 

Por que no Reino Unido, Japão e ex-colônias inglesas se dirige pelo lado esquerdo? Hoje são quase 25% dos carros que rodam em todo o mundo e o motivo é curioso: no século 18, os cavaleiros e cocheiros, como eram destros, empunhavam as espadas com a mão direita, assim, tinham mais mobilidade e espaço de “manobras” com a arma. Num duelo, se estivessem do lado direito, a esquerda estava muito exposta e seria mais difícil de defender. E a mão direita, que nós usamos no dia-a-dia? Tem o mesmo princípio. O todo poderoso e inteligente Napoleão Bonaparte, imperador da França, era canhoto, e como empunhava a espada com a mão esquerda, precisava ficar do lado direito. Por isso, até hoje, se diz que nós dirigimos pela “mão francesa”. Por que também se popularizou a mão direita na direção? Porque os EUA, que foram durante muitos anos o maior produtor e exportador de automóveis, os construíam com volantes do lado esquerdo, portanto para rodarem pelo lado direito.

 

Jeep das estrelas

Militem fez nova versão da Renegade 

A empresa italiana Militem se especializou em modificar carros das marcas americanas Jeep e Ram. Agora eles modificaram o Renegade. Numa versão denominada de “Darth Vader”, o Renegade, negro, ganhou uma aparência mais agressiva, com a altura do solo, caixas de rodas e para-choques maiores e uma nova grade dianteira. As rodas “Black Edition” são 20 polegadas e os pneus off-road. Por dentro, a empresa retirou quase todos os acabamentos plásticos, que foram substituídos por couro, assim como o acabamento dos bancos. O motor a gasolina de 1,3 litro ganhou também modificações e produz 200 cavalos. Para quem prefere o motor a diesel tem um de dois litros de 190 cavalos.

 

Encontro de sonho

Toda terça-feira há uma festa no Sambódromo de São Paulo, com o Auto Show Collection. O próximo, em 20 de agosto, será a “Noite dos Clássicos Chevrolet”, com modelos icônicos da marca, como, Bel Air, Impala, Chevelle Malibu, Buick 98, Cadillac Eldorado, El Camino e os mais recentes, Kadett, Ômega, Corsa, Monza, Opala, Veraneio e Chevette. Mas além dos antigos, a maior atração serão diversos carros de corrida da Stock Car, antecipando a Corrida do Milhão, que será realizada em Interlagos. O Auto Show Collection é o maior evento de carros antigos do país, realizado há 17 anos no sambódromo do Anhembi e reunindo cerca de 200 mil pessoas ao ano.

O Auto Show Collection é o maior evento de carros antigos do país, realizado há 17 anos 

 

Tudo por um milhão

Principal categoria do automobilismo brasileiro e que está comemorando 40 anos, a Stock Car retorna a Interlagos, São Paulo, no próximo dia 25 de agosto, para a mais disputada corrida do ano: a Corrida do Milhão. O piloto vencedor vai levar nada menos que um milhãozinho de dólares. Com certeza será mais uma corrida da categoria imperdível.