BorgWarner apresenta turbo R2S com resfriador

Neste início de ano, a BorgWarner apresentou às principais montadoras americanas de caminhões e ônibus movidos a diesel seu último lançamento: a tecnologia do turbocompressor R2S (dois estágios) em operação conjunta com o sistema de refrigeração de turbo hibrido para o EGR (recirculação dos gases de escape).
Esta tecnologia atende a lei de emissões EPA 2010 nos EUA e reduz em 83% a emissão de óxido de nitrogênio (NOx). Por sinal, o sistema é responsável pela redução do NOx em motores diesel desde o início do processo (na câmara de combustão) E, além da redução de emissões, ainda economiza combustível e melhora o desempenho do motor.
“Com a compra da ENSA, a BorgWarner pode acrescentar os resfriadores EGR entre seus produtos de alta tecnologia, tornando-se mais uma ferramenta usada por sua engenharia para otimizar o gerenciamento do fornecimento de ar aos motores de nossos clientes – explica Roger Wood, vice-presidente executivo do grupo.
Destaque-se que o R2S da BorgWarner possui turbos de dois estágios em série para alcançar altos níveis de compressão, o que gera rápidas respostas às mudanças de carga do motor durante a aceleração ou em subidas. Como a tecnologia EGR auxilia no fluxo dos gases de escape, seu uso em conjunto com o R2S diminui sensivelmente o consumo de combustível.
Mesmo com a limitação do espaço disponível sob o capô dos veículos, a BorgWarner demonstrou, aos fabricantes americanos de caminhões, que os compactos resfriadores turbo hibrido EGR fornecem opções e grande flexibilidade aos engenheiros das montadoras quando de sua instalação.


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