Um dos carros mais fantásticos da indústria automotiva mundial estará, na próxima semana, comemorando 75 anos. O primeiro Citroën 2CV foi apresentado ao público no dia 8 de outubro de 1948, durante o do Salão do Automóvel de Paris.
Depois de 42 anos de produção em diversos países e mais de 5 milhões de unidades fabricadas, inclusive na Argentina e Uruguai, o 2 CV teve sua produção encerrada em 27 de julho de 1990.
Ao longo dos anos, o icônico modelo evoluiu muito pouco, tanto na mecânica, como no design. Mas tinha uma legião de fãs.
O 2 CV contava com um pequeno motor bicilíndrico de 375 centímetros cúbicos, 9 cavalos e atingia a velocidade máxima de 65 quilômetros por hora. No final de sua produção, o valente Citroën era fabricado com um motor de 602 cm³ e 29 cavalos. Chegava a impressionantes 115 km/h. Além da simplicidade do automóvel, a suspensão era espetacular.
Projeto
A Michelin, que naquela época era dona da Citroën, encomendou para os engenheiros Pierre Jules Boulanger, André Lefèbvre e o italiano Flaminio Bertoni, um modelo que fosse barato, com mecânica simples e resistente, capacidade para quatro passageiros, suspensão para enfrentar qualquer terreno e que carrega-se pelo menos 50 quilos de carga. E mais: tinha que fazer mais de 30 quilômetros por litro. Durante muitos anos, o modelo teve fila de espera.
Curiosidade
Além das recomendações dos proprietários, o engenheiro Pierre Jules Boulanger tinha um desejo pessoal. Dono de uma pequena propriedade rural nos arredores de Paris, onde criava galinhas e produzia verduras e batatas, passava semanalmente por estradas de terra e muito ruins.
Por isso, chegava na sua residência em Paris, com uma grande quantidade de ovos quebrados. Durante os testes, o engenheiro usou o modelo para fazer o transporte dos ovos e de sacas com 50 quilos de batatas. E todos os ovos chegaram inteiros ao destino. Aprovado!