A Ford anunciou o lançamento da versão 1.5 litro da família EcoBoost, ampliando a sua linha de motores econômicos e inovadores. O novo motor será lançado inicialmente na China, junto com o novo Ford Mondeo, que estreia no final deste mês no Salão de Shangai 2013. Na sequência, deverá equipar também o Fusion na América do Norte e, mais tarde, o novo Mondeo na Europa.
Segundo a Ford, o novo modelo tem um papel estratégico para atender a forte demanda global pelos motores EcoBoost de quatro cilindros. Com ele, a capacidade de produção da família será ampliada para 1,6 milhão de unidades por ano. Até o final de 2013, a linha será produzida em seis fábricas na Europa, Ásia e América do Norte – o triplo do número existente em 2010.
A produção do motor EcoBoost 1.5 – o quinto membro da família – será iniciada na fábrica da Ford em Craiova, na Romênia, no final deste mês. Outros locais de produção serão anunciados futuramente.
A tecnologia EcoBoost é uma das bases da estratégia agressiva da Ford para a redução do consumo de combustível e emissões de seus veículos. Além de um ganho de 20% na eficiência de combustível, ela permite reduzir em até 15% as emissões. Como as demais versões da família, o EcoBoost 1.5 usa turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável e foi projetado para ser ainda mais econômico, com um alto nível de refinamento, silêncio e desempenho.
O novo motor EcoBoost também é estratégico para a entrada da Ford em mercados globais que oferecem incentivos fiscais aos consumidores na compra de veículos com motores de até 1.5 litro. Ele tem bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e alguns recursos inovadores introduzidos com o premiado EcoBoost 1.0, como a saída de exaustão integrada ao bloco. Seus números de potência e torque deverão ser similares aos do atual EcoBoost 1.6, com maior economia de combustível e menores emissões de CO2.
O EcoBoost 1.5 é o primeiro motor da Ford a ter o acionamento da correia da bomba de água controlado por computador, que reduz o tempo de aquecimento e contribui para aumentar a eficiência. Um radiador de água resfria o ar de alimentação do motor para proporcionar uma queima mais eficiente. Ford já vendeu mais de 600.000 veículos com motores EcoBoost desde o lançamento do primeiro modelo da família, o 3.6 V6, em 2009. Depois, lançou o EcoBoost 2.0 em 2010, o Ecoboost 1.6 em 2001 e, no ano passado, o EcoBoost 1.0, vencedor do prêmio “Motor Internacional do Ano 2012”. Até o final deste ano, cerca de 80% das linhas globais de veículos da Ford contarão com essa tecnologia.