GM anuncia expansão do Centro Distribuidor de Peças em Sorocaba

A General Motors do Brasil anunciou uma nova expansão do Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista. Os investimentos chegarão a R$ 15 milhões e as obras serão iniciadas já em janeiro de 2011, com término previsto para junho.

A ampliação inclui a construção de um novo prédio com 9,3 mil m² de área coberta, totalizando 88 mil m². Ao término das obras, o atual efetivo de empregados, atualmente de 626 empregados, pode chegar próximo de 700 até o final de 2011. Para 2012 estima-se que o efetivo possa chegar a 756 empregados, com uma geração de novos 130 empregos nos dois próximos anos. Durante a etapa de obras civis, estima-se a geração de 100 empregos.

O plano qüinqüenal da GM prevê investimentos de mais de R$ 5 bilhões no período de 2008 a 2012, para renovação da linha de veículos Chevrolet, modernização das fábricas e aumento da capacidade produtiva – incluindo a construção de uma nova unidade em Joinville (SC), para a produção de motores e componentes automotivos -, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.

O Centro Distribuidor de Peças de Sorocaba é moderno e conta, por exemplo, com o sistema ‘Catalyst’ e a leitura por código de barras, que permite um eficiente gerenciamento de estoque em tempo real. Sai uma peça deste estoque e, imediatamente, o inventário é atualizado. Ali as peças são armazenadas, embaladas e distribuídas para o suprimento dos modelos Chevrolet do Brasil e também do exterior. Quando completou 10 anos de funcionamento, o centro da GM de Sorocaba superou a marca de 300 milhões de peças despachadas, o equivalente a 146 milhões de quilos.

Parceria com universidades da região

O Centro Distribuidor de Peças da GM possui parceria com as três maiores faculdades da região – Federal de São Carlos (UFSCAR), Uniso e FACEN –, para a realização de intercâmbio entre alunos e funcionários da empresa, com o objetivo de transmitir conhecimento e aprimoramento dos futuros profissionais.

A GM recebe periodicamente os alunos naquela unidade para apresentar as instalações da unidade, oferecer palestras e dinâmicas de grupo que inserem os alunos ao método de fabricação de um carro.