Mercedes Benz Classe G vira quarentão

Em 2019, a Mercedes-Benz comemora o aniversário de 40 anos de um dos modelos de maior sucesso da sua história. O emblemático Classe G chega a sua quarta década e se mantém como um ícone no portfólio da marca.
O acordo de colaboração entre a então Daimler-Benz AG e Steyr-Daimler-Puch, que começou no início dos anos 1970, na cidade austríaca de Graz, é agora uma peça única da história automotiva. Na época, o conceito do novo veículo off-road era, por si só, incomum: combinava alta performance off-road com plena capacidade de tráfego e segurança, além de itens que acompanham o modelo até os dias de hoje, como a tração nas quatro rodas, por exemplo.
O ano era 1975 quando a decisão foi tomada de iniciar a produção em série dos modelos G, como eram chamados na época. Ao mesmo tempo, foi decidida a construção de uma nova fábrica em Graz, onde os veículos são fabricados até hoje. Apesar de tanto tempo já ter passado, cerca de 80% de todos os veículos desta família já produzidos ainda estão em uso, o que prova a excelente qualidade e durabilidade do veículo, que somente em 1993 passou a ser chamado como conhecemos hoje: Classe G.


Nesta longa e bem-sucedida trajetória, o clássico off-road da Mercedes-Benz já foi visto em diferentes versões especiais. O automóvel já mostrou sua versatilidade em operação com a polícia, bombeiros e serviços de resgate. O modelo G também é conhecido em todo o mundo como o “Papamóvel”. O Mercedes-Benz 230 G pintado em madrepérola com um corpo especial transparente acompanhou o Papa João Paulo II em numerosas jornadas entre as décadas de 1980 e 1990.

Desempenho off-road

Seu 20º aniversário, em 1999, foi também o começo de um capítulo de grande sucesso na história do Classe G: a primeira variante da AMG entrou no mercado na forma do G 55 AMG. Antes disso, o Classe G só estava disponível na AMG como versões individuais.
Dez anos depois, em seu aniversário de 30 anos, em 2009, o Classe G recebeu novos equipamentos, o que aumentou o conforto interior e a exclusividade. Os bancos dianteiros otimizados ergonomicamente passaram a oferecer mais apoio, enquanto novos designs e assentos climatizados tornaram o ícone off-road ainda mais luxuoso.
Em 2012, o Classe G foi aprimorado ainda mais, graças a uma ampla gama de equipamentos, um interior  com ainda mais qualidade, modificações exteriores suaves e novos recursos de segurança e conforto, como o DISTRONIC Plus e o sistema de assistência de estacionamento parktronic.
O ano de 2017 também tem um papel importante nesta trajetória de quarenta anos, foi quando a 300.000ª unidade do Classe G foi retirada da linha de montagem em Graz e entregue ao público. Neste mesmo ano, fãs do modelo de todo o mundo determinaram a especificação do veículo votando em seus equipamentos e componentes favoritos na página oficial do Classe G no Facebook.