Mercedes Unimog é o caminhão do Ano

Unimog
Pela nona vez seguida, os leitores da revista especializada “Off Road” elegeram o Mercedes-Benz Unimog como o melhor do ano na categoria “Veículos Especiais”. A eleição do “Veículo Off-road do Ano de 2013” abrangeu treze categorias, com envolvimento de 53 fabricantes. Mais de 74.000 votos foram apresentados para os 125 modelos concorrentes. O Unimog ficou em primeiro lugar em sua categoria, conquistando o excelente resultado de 31% dos votos dos leitores.

Novas séries

Depois de um período de dez anos de produção, as diversas séries do Unimog foram apresentadas em 2013 com o exterior e o interior totalmente remodelados. Os transportadores de implementos (modelos U 216 a U 423 e, também, o U 530), bem como os extreme off-roaders U 4023 e U 5023, estão equipados agora com modernos motores Euro 6 que apresentam potência de até 220 kW (299 hp) no U 530 e de 170 kW (231 hp) no U 5023. O primeiro dígito da designação do modelo indica o tamanho (por exemplo: 4 corresponde ao antigo Unimog U 400), enquanto os dois dígitos seguintes indicam os primeiros dois dígitos da potência em hp, ou seja, 23 para 230 hp.

O clássico

A cabina do Unimog extreme off-roader é um elemento clássico – ela tem sido a característica que define a aparência do Unimog desde 1974. Os engenheiros de desenvolvimento receberam a tarefa de adequar a tecnologia Euro 6 para esta cabina. Seu sucesso consiste em conseguir colocar o motor um metro a mais para trás e abaixo. O comprimento da nova cabina foi aumentado em 120 milímetros, um pouco a mais em comparação com seu predecessor.
O sistema de controle da pressão dos pneus “Tirecontrol Plus” foi totalmente redesenhado. Uma pressão pré-estabelecida para os pneus, apropriada para qualquer operação, pode agora ser selecionada de maneira simples e confortável pelo painel, com a ajuda dos programas “Road” (estrada), “Sand” (terreno arenoso) e “Rough road” (estrada irregular). Externamente, a grade do radiador foi desenhada de maneira dinâmica e o novo parachoque com faróis modernos demonstram, já à primeira vista, que a nova geração do Unimog está em ação.
A nova posição central do motor mantém uma grande distância em relação ao solo, aprimorando, entre outros, as características de condução durante as operações off-road.
Os transportadores de implementos Unimog – com seus amplos parabrisas, que proporcionam uma visão clara do limpa-neve no inverno e do cortador de grama no verão – receberam, entre vários itens, uma cabina redesenhada para melhor visibilidade, um painel de instrumentos totalmente inédito, novos sistemas hidráulicos de trabalho e tração, bem como a tração sinergética, que permite ao motorista escolher entre uma transmissão manual ou hidrostática enquanto está conduzindo o veículo.