Mirai é o “Verde” do ano

toyota-news-2014-toyota-mirai-focus_tcm-3032-276211

O Toyota Mirai foi eleito o Carro Verde Global do Ano, durante cerimônia no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. O modelo foi escolhido entre outros oito competidores. Alguns dos fatores considerados para a avaliação foram as emissões de poluentes, o consumo de combustível e o uso de tecnologias avançadas capazes de aumentar a responsabilidade ambiental do veículo. O júri foi formado por 73 jornalistas automotivos de 23 países diferentes.

6ae9c98fec2903dd5ee46dc0fdbac06f

O Mirai é equipado com um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula de combustível a hidrogênio, localizada no centro do assoalho do veículo.  A reação química responsável pelo funcionamento do modelo ocorre com a captação do oxigênio da atmosfera por meio de sua entrada de ar frontal que o leva até a central de comando, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula de combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do Mirai, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

“Assim como o Prius mudou o mundo há quase 20 anos, o Mirai movido a hidrogênio está pronto para fazer história”, disse Bill Fay, vice-presidente da Toyota Division Group. “Com quase 500 km de autonomia por tanque, tempo de abastecimento menor que cinco minutos e emissões apenas de vapor de água, o Mirai está conduzindo o mundo para um futuro mais sustentável”, afirmou.