Uma fera com motor de 500 cv. O novo Porsche 911 GT3 RS 4.0, uma das versões mais conhecidas, cobiçadas e de maior sucesso da marca, chega para derrubar todos os recordes em sua categoria. Com produção limitada a 600 unidades, o 911 GT3 RS 4.0 reúne em um carro de rua todas as características que fizeram do Porsche 911 GT3 um vencedor nas pistas de corridas. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, trará três unidades que chegarão no final do ano. O preço ainda não foi definido.
O 911 GT3 RS 4.0 oferece tecnologia automobilística puro-sangue até o seu nível mais profundo. O virabrequim do motor boxer foi tirado – sem alterações – do motor 911 GT3 RSR, a versão homologada para corridas de endurance na categoria GT2. As bielas dos pistões forjados são feitas de titânio. O motor de 6 cilindros com 4 litros de cilindrada, o maior motor da linha 911 na história, também é o motor naturalmente aspirado de maior potência, com 125 cv/litro. Ele alcança potência máxima de 500 cv a 8.250 rpm. O motor oferece torque máximo de 460 Nm a 5.750 rpm.
O 911 GT3 RS 4.0 oferece um desempenho realmente impressionante, e o seu número mais eloquente é o fato de que ele completa uma volta na pista de Nürburgring-Nordschleife em 7 minutos e 27 segundos. Disponível apenas com transmissão manual de 6 marchas, vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega a 200 km/h em pouco menos de 12 segundos.
A dirigibilidade excepcional do 911 GT3 RS 4.0 é fruto de detalhes meticulosamente coordenados. Além de usar componentes da suspensão tipicamente encontrados no automobilismo, ele teve o peso reduzido. Equipado de fábrica com componentes de baixo peso como os assentos contornados, o capô e as asas dianteiras feitos de fibra de carbono, janelas traseiras de plástico e tapetes com otimização de peso, o carro para dois passageiros, pronto para ser usado na ruas, pesa 1.360 kg, mesmo com o tanque de combustível cheio. Portanto, a 2,72 kg/cv, a relação peso-potência fica abaixo do limite mágico de 3 kg/cv.
O 911 GT3 RS 4.0 vem pintado de fábrica na cor branca e sua aparência enfatiza a proximidade com o automobilismo. A posição rebaixada do veículo, a asa traseira de grande porte com placas laterais adaptadas, o escapamento central duplo típico e a carroceria com otimização aerodinâmica refletem o parentesco com os Porsche 911 de competição. Os defletores de ar frontais laterais, as chamadas aletas, aparecem pela primeira vez em um Porsche de produção e são testemunhas de uma engenharia de precisão aerodinâmica. Elas criam um aumento na força vertical descendente no eixo e, juntamente com a asa traseira fortemente inclinada, colocam o veículo em equilíbrio aerodinâmico. Assim, na velocidade máxima, as forças aerodinâmicas exercem uma pressão de mais 190 kg sobre o 911 GT3 RS 4.0.