Começa a chegar na próxima semana na rede de concessionárias a mini-esportiva Dafra Roadwin 250R. O modelo foi apresentado oficialmente ao público no último Salão Duas Rodas e chega ao país a partir da parceria estratégica da empresa brasileira com a coreana Daelim. O modelo tem preço público sugerido de R$ 12.490,00 e inaugura a entrada da marca no segmento de 250cc.
Ainda no primeiro trimestre de 2012, a DAFRA recebe o reforço de outra novidade na categoria, a street Next 250, modelo em parceria com a SYM.
DESIGN. A nova Dafra Roadwin 250R é uma típica representante das pequenas esportivas, aliando o design característico dessas motocicletas, com carenagem desenhada para possibilitar uma ótima aerodinâmica e estilo, e um motor robusto para proporcionar excelente desempenho. Com presença marcante em outros mercados, como o europeu, a Roadwin 250R será produzida agora no Brasil a partir de uma parceria internacional com a coreana Daelim Motor.
O modelo foi totalmente adaptado pela engenharia da Dafra para atender às necessidades do motociclista brasileiro, incluindo especificidades relacionadas ao combustível, clima e tipo de piso encontrado nas diferentes regiões do País. Os testes envolveram mais de 500 mil quilômetros percorridos e 3.000 horas de dinamômetro no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM).
Inspirada nas grandes motocicletas esportivas, a Roadwin apresenta linhas agressivas, com farol integrado à carenagem frontal, assim como avançadas tecnologias, a começar pelo painel de instrumentos digital completo, com iluminação em LED na cor azul – o que mais uma vez remete à sensação de esportividade.
Diferentemente do modelo comercializado fora do País, a Roadwin 250R brasileira traz uma inovação, com a traseira completamente modificada pela equipe da DAFRA juntamente com a Daelim, o que deixou o conjunto muito mais bonito, com lanterna traseira em LED, disposta numa posição harmônica com a carenagem, o que proporciona segurança e boa visibilidade diurna e noturna.
ERGONOMIA. Um dos pontos fortes da nova Roadwin 250R é a ergonomia. Mesmo com uma posição de pilotagem esportiva, é possível conduzir a motocicleta em grandes percursos urbanos ou rodoviário de forma tranquila e agradável. O motor de 247 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, DOHC (Double Overhead Camshaft – duplo comando de válvulas no cabeçote), quatro válvulas e sistema de injeção eletrônica, alcança potência máxima de 24 cv a 9.000 rpm, torque máximo de 18,9 N.m a 7.000 rpm e velocidade máxima real de 130km/h. Além disso, para obter melhor desempenho e maior durabilidade do motor, o sistema de resfriamento é líquido com radiador. Para garantir ainda mais segurança, a Roadwin 250R é equipada com sistema de freios a disco duplo na dianteira e a disco na traseira, rodas de liga-leve aro 17” e pneus Pirelli SportDemon nas medidas 110/70-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira. A Roadwin 250R estará à disposição na rede de concessionárias Dafra nas cores vermelha e branca.
Roadwin 250 – Especificações técnicas
Dimensional
Altura: 1.180 mm
Largura: 778 mm
Comprimento: 2.025 mm
Distância entreeixos: 1.390 mm
Altura mínima do solo: 139 mm
Altura do banco: 780 mm
Peso máximo admissível: 150 kg
Peso em ordem de marcha: 173 kg
Motor
Tipo: 4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigeração líquida
Disposição do cilindro: Vertical
Diâmetro x Curso: 73,0 x 59,0mm
Cilindrada: 247 cm³
Folga de válvulas
Admissão: 0,15 mm
Escape: 0,20 mm
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência máxima: 24 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 18,9 N.m a 7.000 rpm
Sistema de injeção: (tipo) Kefico
Combustível: Gasolina C
Rotação de marcha lenta: 1.700 +/-150 rpm
Sistema de partida: Elétrica
Velocidade máxima: 130 km/h
Filtro de ar: Elemento de papel
Sistema de lubrificação: Forçada por bomba trocoidal
Filtro de óleo: Malha metálica e elemento de papel
Chassis
Tipo: Berço duplo
Suspensão dianteira
Tipo: Telescópica
Curso: 128 mm
Suspensão traseira
Tipo: Braço oscilante monoamortecido
Curso: 26 mm
Rodas: Liga-leve
Freio dianteiro
Tipo: Disco duplo
Diâmetro: 290 mm
Acionamento: Hidráulico
Número de pinças: 2 com 2 pistões de acionamento
Freio traseiro
Tipo: Disco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro: 220 mm
Número de pinças: 1 com 2 pistão de acionamento
Pneu dianteiro
Medida (mm): 110/70-17
Calibragem
Apenas com condutor: 29 PSI
Carga máxima: 29 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm): 130/70-17
Calibragem
Apenas com condutor: 29 PSI
Carga máxima: 32 PSI
Transmissão
Embreagem: Multi-disco banhada a óleo
Redução primária: 2,846
Redução final: 3,154
Relação de Transmissão
1ª: 2,538
2ª: 1,867
3ª: 1,438
4ª: 1,105
5ª: 0,923
Capacidade
Óleo do motor
Especificação: API SL, JASO MA, SAE 10W40
Quantidade após drenagem: 1,3 litro
Quantidade após drenagem c/ filtro: 1,35 litro
Quantidade após desmontagem: 1,5 litro
Tanque de combustível
Total (com reserva): 15 litros
Reserva: 2,0 litros
Líquido de arrefecimento
Especificação: Monoetilenoglicol inorgânico
Quantidade após drenagem: 1 litro
Quantidade após desmontagem: 1,1 litro
Óleo Suspensão dianteira
Especificação: ATF
Fluído de freio
Especificação: DOT 4 ou Superior
Sistema elétrico
Sistema de ignição: Transistor (ECU)
Vela de ignição
Fabricante/Modelo: NGK/CR9EH-9
Capacidade do fusível: 30 A (principal) / 15A x 4
Bateria: 12V 10Ah
Lâmpada do farol: 12V – 55W (Baixo); 55W (Alto)
Lâmpada de seta
Dianteira: 12V – 10Wx2
Traseira: 12V – 10Wx2
Lanterna traseira/luz de freio: LED
Lâmpada dos instrumentos: LED
Indicador de neutro: LED
Indicador de farol alto: LED