O 6º Salón Internacional del Automóvil de Buenos Aires abre sua portas para o público nesta quinta-feira (dia 20) com muitas novidades para o mercado argentino e outra que poderão vir para o Brasil em breve. Também serão expostos carros que já rodam pelas ruas brasileiras. O salão portenho prossegue para o público até o próximo dia 30.
Por causa da crise econômica que praticamente estagnou o mercado de automóveis argentino na década passada, o Salão de Buenos Aires, que teve sua primeira edição em 1998 para acontecer a cada dois anos, deixou de ser realizado em alguns anos. Em 2011 (foto acima), o evento foi retomado e levou 537.511 visitantes ao Centro de Exposições de La Rural (foto aérea abaixo). Com esse público, que superou a casa do meio milhão pessoas, o salão da capital argentina passou a ficar entre os 10 principais do mundo.
Empolgados com a recuperação do mercado de autos neste ano, a produção de veículos no país vizinho bateu recorde em maio com a 79.590 unidades produzidas, empurrada por um fluxo de exportações cada vez maior para o Brasil e também por uma demanda dos concessionários, os organizadores da 6ª edição do Salão de Buenos Aires acreditam que o recorde de público será batido neste ano. Ao todo, 21 marcas de veículos leves e pesados estão representadas na mostra argentina que, hoje (dia 19), foi aberto para imprensa.
A marca japonesa foi a primeira a apresentar hoje para a imprensa as suas novidades. Os novos Versa e Altima (foto abaixo), que serão lançados ainda neste ano no mercado argentino, forma os principais destaque. O Leaf, o veículo 100% elétrico, também está no estande do fabricante.
Honda
Outra fabricante japonesa leva para Buenos Aires o novo Civic 2013, já conhecido dos brasileiros. Assim como acontece no Brasil, o sedã também é um dos sucessos da marca entre os consumidores argentinos. O modelo foi lançado por lá recentemente, incorporando novidades visuais e também na parte mecânica.
Toyota
O estande de mais uma empresa oriental terá várias atrações como os conceitos Fun Vii e o híbrido plug-in ‘NS4’ (foto abaixo). Os dois obedecem a filosofia do fabricante em produzir veículos amigos do meio ambiente. Outra novidade para o público é o renovado TS030 Hybrid, que competirá na próximas 24 Horas de Le Mans, pelo campeonato mundial de resistência da FIA.
Porsche
Uma das marcas mais admiradas do mundo também está em Buenos Aires. A sua principal estrela é o Cayenne de 420 CV. Com um motor V8 de 4,8 litros, o SUV faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge velocidade máxima de 261 km/h. Os outros membros da família Cayenne também estão na mostra.
Chrysler
O Grand Cherokee 2014 domina o espaço da marca norte-americana controlada pela Fiat. O modelo traz como novidade o câmbio automático de oito velocidades. A marca mostra ainda o Wrangler Rubicon, Wrangler Sport, Patriot, Compass e a versão 2013 do Jeep Grand Cherokee SRT8, que chegará na Argentina no final do ano, como modelo 2014.
Ford
A marca apresenta em Buenos Aires a terceira geração do Focus nas versões hatchback e sedã. A novidade interessa aos brasileiros pois o modelo deverá ser lançado por aqui no segundo semestre. Além do visual renovado, o modelo recebe uma nova central multimídia MyFord Touch; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; ar digital de duas zonas; até seis airbags; controles de tração/estabilidade; botão de partida; sensores de iluminação estacionamento e chuva; faróis de xenônio com LED’s, ajuste elétrico dos bancos e camera auxiliar traseira.
* Confira outras novidades do salão argentino amanhã (20/06)