Subaru Outback é referência nos EUA

O Subaru Outback foi escolhido como “Melhor Carro para Família” na categoria station wagon na eleição promovida pela revista americana US News & World Report. O critério da premiação foi a combinação de qualidade, espaço e equipamento e o Outback foi o melhor colocado entre oito finalistas na categoria, conquistando pontuação 8.9 e desbancando concorrentes como VW Jetta Sportwagon, Volvo XC70 e Toyota Prius.

Na justificativa do resultado, a revista afirma que “o Subaru Outback 2013 combina a praticidade de um utilitário esportivo com a dirigibilidade de um automóvel, o que faz dele uma das melhores station wagons de sua categoria”.

O Subaru Outback tem tração integral permanente, um importante atributo de segurança e, na versão oferecida no Brasil, utiliza motor Boxer horizontal de seis cilindros contrapostos com 270 cv e câmbio automático de cinco marchas. A configuração do motor, uma das marcas registradas da Subaru, além de um funcionamento com baixo índice de vibrações é um dos fatores que contribui para a excelente dirigibilidade, outro atributo típico da marca.

Segurança, um fator de extrema importância para carros de uso familiar, também é um dos pontos altos do Subaru Outback que, em 2012, foi apontado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) como Top Safety Pick (melhor opção em segurança) pelo seu desempenho em testes de colisão. O IIHS é uma instituição mantida pela indústria seguradora norte-americana que desenvolve pesquisas e avalia veículos quanto à segurança.

Acomodando confortavelmente cinco passageiros, o interior do Subaru Outback conta com assentos dianteiros e traseiros multiajustáveis, que contribuem para melhor aproveitamento do espaço. O design elegante e acabamento refinado são atrativos adicionais e a suspensão, que foi reprojetada para o modelo 2013, libera mais espaço para carga.

A estabilidade superior é uma das características mais marcantes de todos os modelos da Subaru, particularmente notável no Outback. O baixo centro de gravidade e a tração integral permanente, combinados à ação da suspensão, proporcionam excelente dirigibilidade e segurança nas estradas, especialmente em trechos com curvas acentuadas e sob condições climáticas desfavoráveis, sob chuva e com piso escorregadio.

Além disso, o sistema Symmetrical All Wheel Drive da Subaru oferece uma tração excepcional em terrenos ruins, envolvendo as quatro rodas ao mesmo tempo na superação de obstáculos e compensando a eventual baixa aderência do piso.

Entre os itens de conforto, o modelo vem equipado com bancos de couro com regulagem elétrica para os dianteiros e memória de assento do motorista; quadro de instrumentos eletrônicos com design esportivo incluindo computador de bordo, teto solar elétrico, Cruise Control, ar-condicionado digital Dual zone, ISO-FIX, abertura remota do porta malas e tampa de tanque, banco traseiro bi-partido e com descansa braços central, vidros, travas e espelhos externos com acionamento elétrico, Start/stop, vigia traseiro com limpador e desembaçador temporizado, além de rádio AM/FM 6 CD MP3 e entrada auxiliar de áudio no console central e comando de áudio acoplado ao volante.

No Brasil, o Outback é vendido em uma única versão com preço de R$ 140 mil. O veículo está disponível com o poderoso motor 3.6 litros Boxer, câmbio automático de cinco velocidades controlado eletronicamente (Sportshift) com opção de acionamento manual e sequencial no volante.