Total Lubrificante quer crescer no Brasil

total_lubrificantes2

Desde que assumiu a direção-geral da Total Lubrificantes do Brasil – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo –, há dois anos, o francês Olivier Bellion colocou em prática um ambicioso plano: aumentar a presença da empresa nacionalmente. Para isso, aposta na indústria, nos pesos-pesados e nos veículos sobre duas rodas para, nos próximos dois anos, alcançar 5% do market share geral no país.

“Esse é o nosso grande objetivo. Apesar das dificuldades econômicas dos últimos anos, continuamos acreditando no Brasil e no seu potencial de recuperação. Queremos aproveitar todas as oportunidades para crescer por aqui saindo um pouco dos nichos predominantes no mercado. Miramos em produtos com margens mais altas de setores importantes para o nosso negócio”, afirma o executivo.

Entre eles, a indústria que, nas receitas da companhia representa pouco mais de 19%. “O nosso portfólio de produtos tem soluções para todas as áreas, como a química, de construção, energia, borracha, metal e madeira, por exemplo. Podemos atender muito mais as necessidades industriais de forma completa e personalizada, fornecendo lubrificantes que se adéquam ao que o cliente precisa”, garante Bellion.

Para o segmento de caminhões, o foco é nas empresas frotistas que atuam com transporte rodoviário. Isso porque, com uma das maiores malhas viárias do país, o setor representa apenas 8% do faturamento da Total Lubrificantes. No mercado, a companhia espera alcançar 2% de participação até 2019 ante os 0,8% atuais. “Ou seja, ainda é um nicho que não estamos muito presentes e que precisamos avançar por meio de estratégias comerciais planejadas com os nossos parceiros”, destaca o diretor-geral.

Já para as motocicletas, a estratégia é aumentar, bem como consolidar as parcerias na rede de distribuição. E, assim, estreitar o relacionamento com os clientes por meio da linha ELF. Nesse sentido, a capacitação dos formadores de opinião e dos aplicadores também é mais um importante passo da companhia para ter 5% do market share geral do mercado de lubrificantes em 2019.

Os distribuidores são fundamentais para que a Total Lubrificantes amplie sua capilaridade nos próximos dois anos. Hoje, a empresa conta com 33 parceiros em todo o Brasil e a expectativa é atingir 40 distribuidores na rede até o fim de 2017. “Vamos expandir para alguns estados onde ainda não atuamos. Amapá, Piauí, Tocantins e algumas regiões da Bahia e de Minas Gerais, entre eles”, explica Olivier Bellion.