VW Polo relembra os fantásticos GTS


Nos anos 70, 80 e 90 o Volkswagen Passat TS e depois GTS, assim como Gol GT, que virou GTS, eram carros de sonho, causavam admiração quando passavam na rua. Não havia um adolescente ou adulto que não sonha-se ter um GTS. Quem tinha os modelos mais populares, enchia o carro de aerofólios, sais, spoileres para tentar maquiar o seu modelo e transformá-lo, na aparência, num GTS. Era a época da proibida importação de veículos, então quem tinha dinheiro ou ia para os carros de fibra com aparência esportiva e desempenho pior do que um Fusca ou ia para os TS/GTS. Tinham também os Opalas seis cilindros ou os Maverick V8. Mas isso é outra história.
Agora, depois de 26 anos, desde que o ultimo GTS saiu de linha, a Volkswagen retomou a lendária sigla das três letras e está lançando o Polo GTS. Quem viveu essa época, ao ver o Polo GTS fica emocionado. Diferente dos modelos anteriores, que tudo era no braço e nas astucia na pilotagem, o novo Polo conta com muita tecnologia, cambio automático de seis marchas e um motor eficiente de quatro cilindros, 1,4 litro, turbo, de 150 cavalos de potência e 250 Nm de torque. O mais interessante é que o torque máximo já aparece com apenas 1.500 rotações por minuto. Ou seja, o modelo é esperto e empolga, junto com um ronco que remete aos modelos do passado.
A velocidade máxima é de 207 quilômetros por hora e o GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O consumo é de 11km/l na cidade e 1,7 km/l na estrada com gasolina e com etanol (na época do GT era álcool mesmo) 7,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
Destacam-se as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17.
Por dentro, tudo na cor preta e os bancos lembrando os bons, esportivos em forma de concha Recaro. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição. O revestimento é feito com misto de tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.
Assim como na época, o volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes. Só que na época o volante só servia para mudar a direção do carro. Hoje são cheios de controles.
O painel digital é muito moderno e completo.
O Polo GTS é equipado de série com o painel digital (Active Info Display), que se diferencia pela iluminação vermelha. Outro recurso é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.
Ainda no campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle
eletrônico de estabilidade (item de série).
O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do
volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.
O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas
curvas.
O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.
A lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor nas paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.
Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).
O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul
Biscay e Cinza Platinum.
Preço do Polo GTS começa em R$99.470,00 e vai até R$103.440,00.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0