March valoriza os carros 1.0

Nissan March

 

Um dos modelos mais emblemáticos é o Nissan March. O pequeno da marca japonesa, atualmente importado do México,  mas que a partir de 2014 será produzido na nova fábrica da Nissan no Brasil, em Resende (RJ), entrega com muita honestidade tudo que se pode esperar de um carro contemporâneo: economia, conforto, agilidade, nível de equipamento e um custo/benefício dos mais compensadores do segmento.

Com o início da produção no Brasil, a Nissan, com certeza, conseguirá um significativo aumento nas vendas do modelo e poderá, finalmente, atender a demanda atual pelo modelo que é bastante superior em relação à oferta. O brasileiro já descobriu que o March tem muito mais virtudes do que defeitos, além de ter passado a confiar bem mais na marca.

 

Lançado por aqui em 2011, o March sofreu pouquíssimas alterações até hoje. Conserva elogiável nível de acabamento e um desempenho muito bom, favorecido pelo seu peso (entre 925 kg e 938 kg). Para ele, vale a comparação com um kart, mesmo para a versão equipada com motor 1.0 (74 cv) – ele também é oferecido com propulsor 1.6 (11cv). É inegável que sua “praia” é a cidade. Nela, revela agilidade, fundamental para vencer os “obstáculos” urbanos.

Na estrada, não faz feio não, considerando suas limitações, próprias de um carro 1.0, que foi o que testamos. Depois que embala, dá até para encarar modelos mais potentes. A dirigibilidade é muito boa e segura. Apesar de compacto – 3,78 m de comprimento -, o March comporta quatro ocupantes com bom espaço. A distância entreeixos maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram o acesso e saída do carro.

 

Nissan March

O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros (item de série desde a versão de entrada), e do computador de bordo. Harmoniza-se com o volante tipo esportivo de três raios com ajuste de altura (a partir da 1.0S) e com comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros colocados em posição ergonômica e fáceis de operar.

 

A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada 1.0 (opcional nos concorrentes diretos), e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.