A Mercedes-Benz realizou pela segunda vez, em Campinas, a Show Bus, evento que mostra aos consumidores, as suas novidades no setor de ônibus. A “feira” mostrou aos participantes, os novos chassis O 500 RSDD 8×2 e OF 1730 e a versão Low Entry do modelo OH 1518. A marca tambem aproveitou e expôs 15 modelos de onibus da marca. O Show Bus contou com espaços temáticos específicos para ônibus urbanos, rodoviários e escolares, pós-venda, tecnologia (destaque para o pioneirismo da Empresa nos testes com biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel), meio ambiente (ações ambientais implantadas nas unidades da Empresa); Banco Mercedes-Benz (financiamento e seguros) e sistema BRT.
“O Show Bus mostra claramente a importância do negócio ônibus para a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante e líder em vendas no mercado brasileiro e nas exportações de ônibus, bem como para a Daimler Buses, unidade de negócios da Daimler AG que é líder mundial em participação no mercado de ônibus”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
Importante novidade do Show Bus deste ano é o acordo firmado pela Empresa com a ONG Iniciativa Verde, que resultou no recebimento do selo “Carbon Free”. Como resultado dessa parceria, as emissões de CO2 (dióxido de carbono) geradas pela realização do Show Bus serão compensadas pela Mercedes-Benz por meio do plantio de árvores nativas na Mata Atlântica. Dessa forma, a Empresa contribui para a redução do aquecimento global e para a recuperação e conservação desse patrimônio natural do Brasil.
Durante o evento, os participantes poderam verificar os resultados obtidos pela Empresa em testes pioneiros com o uso de biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel, e com o desenvolvimento de motores Conama P7.
Esses testes são realizados pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, localizado na unidade de São Bernardo do Campo, que é o maior da Daimler AG fora da Alemanha e o maior do setor de veículos comerciais na América Latina.
Ainda com foco no compromisso ambiental, o Show Bus apresentou os benefícios alcançados pela Empresa com a implantação de processos fabris ecologicamente sustentáveis. Para ilustrar esse tema, a Empresa apresenta no evento o programa Produção mais Limpa (P+L), conjunto de iniciativas que visa a redução no consumo de recursos naturais e na geração de resíduos, a reutilização de matérias-primas e o aumento da reciclagem em todas as suas unidades.
O tema BRT – Bus Rapid Transit ganhou um importante foco no Show Bus. Parceiro forte e confiável na implantação e operação desse sistema de transporte urbano, a Mercedes-Benz realizou no último dia, um seminário que reúniu autoridades, operadores, gestores, consultores e especialistas. “BRT na Copa 2014: do projeto ao concreto” é o tema central do seminário, que aponta o BRT como a solução mais rápida, eficiente e econômica para as cidades que sediarão os jogos do maior torneio de futebol do mundo, que serão realizados no Brasil em 2014.
A fim de demonstrar de forma dinâmica o conceito desse moderno sistema de transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz criou uma atração extra para o Show Bus, a Estação BRT. O visitante pode conferir, na área externa da exposição, uma ambientação típica de pontos de parada de corredores exclusivos, com sinalização e acessibilidade a um ônibus articulado, que faz um trajeto por vias internas da própria Empresa.
Lançamentos
A Mercedes-Benz apresentou três lançamentos de produto durante o Show Bus, ampliando a mais completa linha de ônibus do País. O chassi O 500 RSDD 8×2, para aplicações rodoviárias, amplia a oferta da linha Mercedes-Benz para clientes que atuam nas operações regulares de transporte de passageiros, especialmente em longas distâncias, assim como no turismo de luxo.
A principal novidade são os dois eixos na parte dianteira do veículo, o que, somado aos dois eixos da traseira, resulta num veículo 8×2 com a elevada capacidade de carga legal de 23.500 kg. Isso permite a montagem de carroçarias Double Deck, ideais para a prestação de um serviço diferenciado, com mais luxo e conforto para os passageiros.
Já o chassi OF 1730 foi concebido para aplicações intermunicipais, bem como para fretamento e curtas distâncias rodoviárias, sendo ideal para clientes que necessitam de maior velocidade média em suas operações. Com este produto, a Mercedes-Benz passa oferecer o maior portfólio de chassis com motor dianteiro, formado pelos modelos OF 1218 (12.000 kg de PBT), OF 1418 (14.000 kg de PBT), OF 1722 (17.000 kg de PBT) e agora também OF 1730 (18.100 kg de PBT).
Atenta às demandas do transporte de passageiros, a Mercedes-Benz ouviu novamente os seus clientes e criou a versão Low Entry a partir do conhecido chassi OH 1518. O objetivo é oferecer ainda mais conforto de acesso aos usuários do transporte coletivo urbano, especialmente das linhas alimentadoras dos sistemas de transporte de passageiros de médias e grandes cidades.
Este novo chassi conta com suspensão integral a ar e sistema de ajoelhamento do ônibus, que nivela o veículo com a calçada durante as paradas, facilitando e agilizando as operações de embarque e desembarque, permitindo também o cômodo acesso para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.