Anfavea divulga números de 2019 e projeta 2020

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o balanço da indústria automobilística em 2019. Apesar do otimismo na retomada do crescimento das vendas para o mercado interno e da produção, o número de exportações de veículos registrou queda de 31,9% em relação ao ano anterior.

O balanço registrou alta de 8,6% de licenciamentos de veículos em 2019 que impulsionou um crescimento moderado de 2,3% na produção. O segmento de caminhões também apresentou alta no mercado interno de 33,3% nos emplacamentos e 7,5% na produção, mas o nível de exportações apresentou baixa acentuada de 45% em relação ao ano anterior.

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, os principais fatores que impactaram o crescimento do mercado interno foram a retomada da confiança e a redução da taxa de juros, enquanto a forte crise econômica da Argentina segue afetando o mercado local e sendo a grande responsável pela queda nas exportações.

Com o balanço divulgado, a entidade estima crescimento para 2020 e projeta um aumento de 9,4% em licenciamentos de carros, alcançando o número de 3,05 milhões de unidades, índice superior a 2019. As exportações devem seguir em queda sofrendo uma retração de 11%. Com a alta moderada nas vendas do mercado interno e baixa acentuada nas exportações, a associação faz outra projeção otimista e estima uma expansão de 7,3% nas produções.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0