Castrol lança lubrificante anti borra

A borra é uma substância viscosa e escura, pegajosa e insolúvel que se forma no motor. É considerada “o colesterol do motor”, pois entope a passagem do óleo e reduz a sua circulação nas partes mais críticas do mesmo. Pode causar “estresse” mecânico, levando ao aumento do consumo do lubrificante, diminuição da performance, desgaste e até mesmo a quebra do motor. Cerca de 30% dos problemas dos motores estão relacionados a algum nível de borra.

Os motivos de formação da borra são diversos e quase sempre ligados às práticas incorretas de manutenção. O uso de lubrificante inadequado, combustível de baixa qualidade, desrespeito ao prazo de troca determinado pela montadora, baixo nível de óleo no motor ou sua contaminação, são algumas das causas mais comuns para formação da borra.

Assim como o colesterol nas artérias do corpo humano prejudica o funcionamento do coração, a borra se forma e se acumula gradativamente no motor prejudicando o seu funcionamento. O motorista percebe as conseqüências do acúmulo da borra na dificuldade de partida, marcha irregular, consumo excessivo de óleo, superaquecimento e perda de potência do motor. Em situações extremas, a borra pode levar ao travamento e quebra do motor. 

Prevenir é sempre mais eficiente. A limpeza do motor pode ser complicada, cara e nem mesmo ser possível. Segundo a Castrol, a marca desenvolveu um lubrificante com um pacote aditivos especiais que atua de forma mais eficaz contra a formação da borra, proporcionando maior proteção e vida útil ao veículo.

O novo GTX Anti-Borra permite uma redução do desgaste do motor em 5 vezes, também oferece 29% maior proteção contra a formação de borra, se comparada ao exigido pela API SM.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0