Enchentes exigem cuidados especiais com os veículos


Além de congestionamentos e atrasos no deslocamento, as fortes chuvas e as enchentes que têm atingido algumas das principais cidades do Brasil, exigem que os motoristas redobrem a atenção com a manutenção de seus carros. Vários componentes podem ser afetados durante um alagamento e a correta manutenção evita transtornos futuros que podem ter maior impacto na vida útil do veículo.
“Se o volume da chuva aumentar e houver alagamento, o ideal é esperar a chuva passar e a água escoar para seguir viagem. Se a água estiver até a metade da altura da roda, embora seja possível seguir é importante ter em mente que o veículo ficará exposto a panes mecânicas, po is pode haver obstáculos e buracos no asfalto, além do risco do carro ser arrastado pela enxurrada”, explica Mário Tommey, chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.
Os primeiros componentes a serem afetados são do sistema de freios, principalmente o sistema de freio a tambor, pois, ao entrarem em contato com excesso de água, eles podem perder a eficiência de frenagem.
Outro sistema que é afetado em uma enchente é o sistema de escapamento, quando a água entra pelo escapamento ou pelo sistema de alimentação de ar, e pode ocorrer um calço hidráulico danificando o motor do veículo ou, no mínimo, uma oxidação dos seus componentes prejudicando a sua funcionalidade.
Os componentes elétricos e eletrônicos do veículo também são danificados em caso de enchente, causando grandes prejuízos ao proprietário, principalmente quando a água atinge a Unidade de Comando dos sistemas eletrônicos.
“O ideal é sempre evitar atravessar por pontos de alagamentos, em caso de chuvas intensas, procure um local seguro para estacionar. Em casos inevitáveis, desligue o motor do veículo para evitar maiores danos ao veículo”, comenta Tommey.
Após enfrentar uma enchente, a principal recomendação é levar o veículo para uma revisão checando a necessidade de trocar o óleo do motor, a limpeza da parte externa do radiador, a verificação do filtro de ar, a checagem de presença de água nos faróis e a limpeza do sistema de freios. Além de efetuar a higienização do interior do veículo.