O primeiro Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping em 2012, organizado pelo Clube V8&Cia, acontecerá no último domingo do mês, dia 29 de janeiro, a partir das 8h. A edição inaugural do novo ano irá homenagear os carros da família Volkswagen.
O encontro reunirá colecionadores da marca, desde os primeiros montados no Brasil na década de 50, que tinham peças importadas da Alemanha, até os últimos fabricados. Também estarão presentes colecionadores de Kombi, Brasília, Variant e Passat, entre outros .
Promovido todo último domingo de cada mês, no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos já virou uma tradição na região de Campinas, atraindo mais de 300 expositores a cada edição. O evento é uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.
Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1kg de alimento não-perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.
HISTÓRIA. A Volkswagen iniciou sua trajetória na década de 1930, na Alemanha, com o projeto de construção do automóvel Käfer, que ficaria conhecido no Brasil como Fusca.
A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto no tradicional bairro do Ipiranga em São Paulo. Nascia ali a Volkswagen do Brasil Ltda. De lá, saíram os primeiros Fusca (na época ainda chamados de Volkswagen Sedan) montados com peças importadas da Alemanha. A força de trabalho da época era formada por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi).
Em junho de 1956 o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para a instalação da indústria automobilística no país, fixando as bases estruturais para o rápido desenvolvimento do setor. Imediatamente, a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo.
Em julho de 1970, após atingir os primeiros recordes de produção e vendas, a marca chegava ao primeiro milhão de veículos. Em março de 1972 o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas.