A fábrica da Morgan foi fundada em 1909 na cidade de Malvern Link, Worcestershire, Inglaterra, por Henry Frederick Stanley Morgan, e até hoje permanece de forma artesanal. São três modelos produzidos atualmente na planta, que não tem stress e nem pressa. E lá é produzido um dos mais curiosos modelos à venda em todo o mundo: o Threewheeler.
Com a ajuda do pai, Henry, um desenhista técnico, compra um motor Peugeot de sete cavalos com a finalidade de construir uma moto.
O resultado foi um triciclo com chassi tubular. O modelo era muito bom de andar e recebeu o nome de Runabout. Os amigos incentivaram Morgan a produzir mais umas unidades e mais uma vez, com o aporte financeiro do pai, em 1910 é patenteado e começam a produção do modelo. Em 1911, consegue vender várias unidades.
Logo o modelo chega às competições e era com os prêmios que Morgan mantinha a fábrica e os novos projetos. O sucesso do modelo fez o desenhista procurar outras indústrias para fazer sociedade na produção do triciclo, mas não achou interessados. Assim, mais uma vez com a ajuda do pai, Henry compra os maquinários e aumenta a produção.
Hoje a unidade produz três modelos, muito disputados, sem automação nenhuma e feitos tranquilamente. Hoje com o novo nome, o Threewheeler demora até 40 horas para ser produzido, e apenas 200 são feitos por ano. Assim como os outros modelos, feitos com muita calma, materiais de excelente e acabamento esmerado.
Num chassi especialmente desenvolvido para ele, o modelo de três rodas ganha um motor de motocicleta colocado na frente. Isso mesmo, no lado de fora e na ponta dianteira do modelo. Com dois cilindros, 1,8 litro em “V”, 115 cavalos, arrefecido a ar e uma transmissão adaptada, igual à utilizada no Mazda MX 5, ligada por correia. O modelo chega a 185 quilômetros por hora e acelera de 0 a 100 km/h por hora em 4,5 segundos.
A parte externa é toda de alumínio e a estrutura de madeira.
O modelo, até hoje, com 110 anos, encanta os seus proprietários pela exclusividade e diversão. Para quem quiser adquirir um, a fila de espera é de até um ano e não diminui.
Henry Frederick Stanley Morgan morreu em 1977, o seu legado continua firme e veloz.