Goodyear amplia portfólio no Brasil

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Mesmo com um cenário adverso, no qual o setor de pneumáticos já acumula queda de vendas de 5% no mercado interno no acumulado de janeiro a agosto, a Goodyear segue firme com sua estratégia de mercado. A marca investiu R$ 240 milhões entre os anos de 2013 e 2015 em sua fábrica da Americana, na região de Campinas, ampliando seu portfólio voltado para os segmentos de ônibus, caminhões e veículos de passeios e esportivos. De setembro a dezembro, cinco novos pneus desenvolvidos no Brasil e que trazem embutidas as mais modernas tecnologias chegam ao mercado nacional.

Os lançamentos, apresentados à imprensa especializada em evento nesta semana, no qual o Sport Motor esteve presente, contemplam duas linhas para o segmento comercial (ônibus e caminhões) e três para a linha de veículos de passeio. Junto com esta nova gama de produtos, a multinacional também passa a disponibilizar um chip embutido nos pneus para gerenciamento e controle dos produtos, ampliação da garantia de cinco para sete anos, e um serviço exclusivo para padronização de serviços oferecidos por todas as revendas: o Field Force.

De olho em um mercado estimado em R$ 1 bilhão para este ano de 2016, a fabricante desenvolveu, após longas pesquisas e testes junto ao consumidor, dois pneus destinados às frotas de ônibus e caminhões, tendo como pilares a performance, quilometragem e economia, atributos essenciais para empresas que buscam equilibrar as finanças, já que pneus representam nada menos do que 25% dos custos neste segmento.

Segundo o Gerente de Marketing de Comerciais da Goodyear, Fábio Garcia, as duas novas linhas de produtos foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir desgastes, aumentando a vida útil dos pneus, diminuir o consumo de combustível e aumentar a vida útil do veículo. “Utilizamos mais de 50 critérios no desenvolvimento desses novos pneus”, conta. “Mas o mais importante foi entender o que o consumidor está buscando em durabilidade e tecnologia”, explica Garcia. Lembrando que estes veículos exigem maiores cuidados por suas características específicas, como arrancadas e freadas buscas, que elevam o consumo e o desgaste dos produtos.

Além das novas tecnologias empregadas na produção, a fabricante também decidiu incorporar uma novidade tecnológica para o mercado nacional. Os pneus para ônibus e caminhões fabricados na fábrica de Americana agora vão sair da linha de produção com um chip desenvolvido para ajudar as empresas a controlar suas frotas com mais precisão. Este chip vão fornecer informações como, por exemplo, o desgaste, permitindo melhor controle e gerenciamento da vida útil do produto, indicando o melhor momento para seu controle.

PASSEIOS

Para a linha de carros de passeios, a Goodyear apresentou três novos produtos: Goodyear Eagle Sport, Wrangler SUV e o Goodyear Assurance, voltados para veículos diferentes.

O Goodyear Eagle Sport possui design esportivo que proporciona maior quilometragem, performance e economia de combustível. Nos diversos testes aplicados, o Eagle Sport entregou até 12 mil quilômetros a mais do que o seu antecessor.

Além disso, por conta de seu desenho e sulcos mais profundos, faz com que a água escoe melhor em pisos molhados, permitindo uma melhor dirigibilidade nessas situações; resposta de direção precisa em pisos secos e economia de combustível por conta do menor contato com o solo, o que não influencia em sua máxima aderência. Um pneu completo para um consumidor exigente proporcionada por menos resistência ao rolamento. O pneu Eagle Sport será encontrado em 10 medidas, dos raios 14” ao 16”.

O Wrangler SUV chega ao mercado brasileiro para atender ao consumidor que prioriza quilometragem, melhor aderência a piso molhado e economia de combustível. É um público em constante evolução no país e que tem uma previsão de crescimento de 11% até 2018 (Dados: ANIP): os exigentes usuários de carros de grande porte conhecidos por SUV´s. O pneu Eagle Sport irá focar em um segmento que cresce continuamente, tendo apresentado um crescimento de 20% em relação ao ano de 2012. O produto será encontrado em 10 medidas, dos raios 15” ao 18”.

Já o pneu Goodyear Assurance foi desenvolvido considerando os atributos mais valorizados pelo consumidor do segmento médio de pneus de passeio, que procura um produto para o uso diário, visando quilometragem e economia de combustível. O novo produto alcançou resultados importantes quando comparado ao seu antecessor, o GPS 3 Sport. Entre esses, destaca-se até 16% a mais de quilometragem, 14% superior na tração em pisos molhados e melhoria de 6% na eficiência de frenagem. Isso se dá por conta do formato otimizado e maior área de contato da banda de rodagem com o solo, o que possibilita melhor distribuição de carga e, consequentemente, aumento da quilometragem e da economia por quilômetro rodado. Outro diferencial são os sulcos transversais e longitudinais mais largos, que em pisos molhados fazem com que o escoamento da água ocorra de forma mais eficiente. O pneu Assurance será encontrado em 12 medidas, dos raios 13” ao 16”.

“Dados da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) apontam que os pneus para automóveis de passeio representaram 67,8% do volume de vendas do mercado nacional em 2012. A venda de pneus sport performance representou 20,6% e os de SUV/ Pick-ups uma fatia de 7,7%, em crescimento ano após ano. Estamos de olho no avanço desses mercados e o desenvolvimento de cada pneu foi baseado nos atributos mais valorizados pelo consumidor de cada segmento”, destaca Vinicius Sá, Gerente de Marketing de Pneus de Automóveis da Goodyear.