Honda investe em cursos para uma pilotagem segura

Reafirmando seu compromisso com a formação de um trânsito mais seguro, a Honda investe continuamente na difusão de técnicas e conceitos de pilotagem com segurança, baseada no uso saudável da motocicleta.
Os treinamentos, promovidos pela empresa e por sua rede de concessionárias em todo o País, têm ganhado alcance cada vez maior. Prova disso são os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2010, quando mais de sete mil motociclistas participaram de cursos e palestras voltados à pilotagem segura.
Nos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETHs), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), a Honda treinou 2.309 motociclistas entre janeiro e março deste ano. Já nos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETCs), foram ministrados cursos a 4.735 pessoas, número 316% maior que o obtido no mesmo período de 2009.

Atividades desenvolvidas

Os CETHs e os CETCs são responsáveis por diversos treinamentos destinados a consumidores que utilizam a motocicleta no dia a dia, para fins profissionais. Nesta lista estão os Centros de Formação de Condutores (CFC), frotistas, órgãos governamentais (como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de diversas localidades) e empresas de todo o País.

Aliando teoria e prática, os programas de treinamento oferecidos têm como objetivo transmitir as técnicas de pilotagem segura, transferir conhecimentos, moldar atitudes e desenvolver habilidades. Durante as aulas são relembrados conceitos já vistos pelos motociclistas, mas que muitas vezes não são colocados em prática. Além disso, são apresentadas justificativas para cada atitude correta ao pilotar a motocicleta, mostrando como isso irá refletir na pilotagem de uma forma geral.

Os ensinamentos teóricos vão desde dicas de como checar todos os equipamentos da motocicleta até as regras de segurança, equipamentos de proteção, postura adequada e noções técnicas. Já nas instruções práticas, os participantes recebem orientações sobre frenagem, desvios de direção, procedimentos em curvas, comportamento em situações de risco, entre outros.

Estrutura adequada

Inaugurado em 1998, o CETH de Indaiatuba ocupa uma área que conta com uma infra-estrutura adequada para aulas teóricas e práticas. Em Recife, em novembro de 2006, foi inaugurada uma nova unidade com a missão de aproximar o público regional das principais noções de segurança no trânsito, com a mesma estrutura.

As concessionárias Honda também têm papel decisivo na transmissão dos conceitos de pilotagem com segurança. Depois de formados pelos profissionais do CETH, os instrutores da rede atuam como multiplicadores em suas regiões, reunindo grupos de motociclistas dentro da própria concessionária, nos chamados Centros Educacionais de Trânsito da Concessionária (CETCs). Atualmente, 69 concessionárias possuem a estrutura ativa no Brasil, tornando a aplicação dos cursos e palestras ainda mais intensa.