Com altura de 4.898 pés (1.493 m), a Montanha Feldberg é o ponto mais alto da Floresta Negra, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Uma espécie de “Eldorado”, não apenas para os amantes dos esportes de inverno, como também para os turistas e admiradores da natureza, que visitam bastante este local no verão. A temperatura média anual é de 3,3 graus centígrados. Mesmo assim, as últimas neves frequentemente não derretem antes do fim de agosto, bem próximo do início do ciclo seguinte de neve.
A Montanha Feldberg é, portanto, o lugar ideal para quem viaja em busca de neve. Às vezes, durante a noite, cerca de 27,5 polegadas (70 cm) caem numa só nevasca. Este é um desafio extremo e uma tarefa muito severa especialmente para os prestadores de serviços que, no inverno, precisam limpar as estradas e os acessos para o Hotel Feldberg – o mais alto da Alemanha – tarefas que são executadas a partir das três horas da manhã.
Os trabalhadores também se ocupam da desobstrução dos imensos e muito frequentados estacionamentos na parte baixa da região, nas proximidades dos elevadores. Tudo tem que estar pronto até oito horas da manhã, quando os teleféricos, os elevadores de esquiadores e os tobogãs começam a funcionar. É preciso atender os visitantes que vão passar o dia ou que irão pernoitar, ambos em busca das diversões de inverno. Este trabalho é executado pela central de manutenção das autoridades locais.
Um caminhão especial Unimog U 400 da Mercedes-Benz, combinado com equipamentos de corte de gelo e limpa neve, é usado para fazer um percurso de cerca de oito quilômetros. Quando está nevando, a rota fixa, que também inclui o imenso estacionamento para centenas de veículos na base das instalações de elevadores, precisa estar desobstruída e limpa cerca de dez vezes por turno de trabalho – isso significa o máximo desempenho, tanto do homem, quanto da máquina.
Unimog U 400
Essa dura tarefa não significa quaisquer dificuldades para o Unimog U 400, que é utilizado pela central de manutenção de Feldberg há bastante tempo (entre outros veículos da frota, estão também um Unimog U 90, o U 1400 e um U 300). Este caminhão especial da Mercedes-Benz consegue fazer com que um trabalho tão difícil e variado quase pareça brincadeira de criança. Com cerca de três metros de alcance na largura, ele consegue desobstruir até 2,7 metros de neve, com tração em todas as rodas e um motor com desempenho de 210 kW (286 hp).
Os modelos U 300, U 400 e U 500 do Unimog são veículos perfeitos para as autoridades locais. Isso se deve ao robusto trem-de-força e ao fato de que todo o sistema hidráulico ser dotado de tomadas-de-força que podem ser usadas numa ampla gama de implementos e equipamentos para trabalhos gerais, tanto no verão, quanto no inverno.
Equipamentos especiais como o “Variopilot” – que permite que a direção e os pedais sejam transferidos de um lado do veículo para o outro – foram projetados especialmente para atender às necessidades das centrais de manutenção das autoridades locais. Isso confere ao Unimog uma posição única no mercado de veículos voltados a esse tipo de serviço.
A transmissão do U 400 usado na comunidade de Feldberg conta com oito marchas, que podem ser mudadas por meio da alavanca seletora. Entre vários equipamentos opcionais, este caminhão especial também dispõe de outras marchas de trabalho, bem como marchas reduzidas, à disposição. Juntamente com os pneus largos, os eixos possibilitam ampla distância do solo. Os balanços curtos, na dianteira e na traseira, permitem que o veículo atinja amplos ângulos de entrada e de saída.
Versátil o ano inteiro
As tarefas que um Mercedes-Benz Unimog executa, a serviço das autoridades locais, se distribuem pelo ano inteiro e são muito diversificadas. No verão, os veículos são muito solicitados para fazer a roçada do mato e dos campos, espalhar sementes, retirar madeira e fazer a manutenção das trilhas para as caminhadas, assim como o trabalho de manutenção dentro da comunidade.
Já no inverno, os caminhões atuam, por exemplo, na desobstrução da neve e espalhando brita nas estradas, mantendo-as limpas nas proximidades dos elevadores. A cada ano, cerca de 700 horas de trabalho são exigidas do Unimog U 400 e a distância percorrida nesse período chega a cerca de 5.000 km – o que não só requer o máximo de desempenho, mas total confiabilidade e longa expectativa de vida útil.
O predecessor do U 400 usado pelas autoridades locais de Feldberg era um Unimog U 1.200, utilizado durante 21 anos na prestação de serviços à comunidade de Feldberg, que tem, hoje, cerca de 1.800 habitantes e de 500.000 visitantes a cada ano.