Três semanas depois do anúncio de que a Peugeot, a Red Bull e a Total haviam decidido unir suas forças para disputar o Dakar 2015, o veículo que irá encarar esse desafio foi revelado. O 2008 DKR compartilha a semelhança com o crossover original, embora com formas mais musculosas e proporções mais imponentes, aperfeiçoadas para enfrentar o desafio que terá pela frente.
Suas linhas são frutos de uma estreita colaboração entre o Centro de Estilo e o Departamento de Design da Peugeot Sport. Longe de ser simplesmente um exercício de estilo, o 2008 DKR se apresenta com uma postura agressiva ditada por requerimentos técnicos associados a sua missão.
De início, a equipe de design da Peugeot Sport teve de responder a uma pergunta fundamental em relação à transmissão do novo veículo: tração nas quatro rodas ou em duas? A decisão influenciou de maneira efetiva o design do 2008 DKR em duas áreas-chave: “Analisamos em profundidade tudo o que já existia no universo dos ralis e ponderamos os benefícios das diferentes soluções. Ao final, optamos por um enfoque muito diferente para a competição, em função da capacidade off-road da transmissão em duas rodas motrizes e também para rodar na areia. Isso nos permitiu utilizar rodas maiores e também nos beneficiarmos de um maior curso de suspensão. Por consequência, o 2008 DKR utiliza pneus Michelin de 37 polegadas (quase 94 cm de diâmetro).