Volva lança o V40 no Brasil

Volvo-V40-airbag

Com a fama de ser um dos carros mais seguros do mundo, a Volvo lança no Brasil o V40. A grande atração do modelo é o airbag para pedestres, que figura entre os itens opcionais. Sem esses equipamento extra, o preço do carro parte de R$ 115.950. O pacote que inclui o airbag, entre outros itens avançados de segurança, custa R$ 15 mil.

De acordo com a Volvo,  o airbag funciona a partir de uma série de sensores no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. O airbag só é acionado no caso de impacto com a frente do veículo entre 20 km/h e 50 km/h.

O novo modelo traz ainda o pacote Safety inclui sistemas para evitar colisões, já presentes em outros modelos da marca. Entre eles estão detector de pedestre, que freia o carro quando ele estiver com velocidade de até 35 km/h, se houver risco de atropelamento; alerta de mudança de faixa, se o motorista não der seta, o que pode ser sinal de distração ou cansaço; e monitoramento de placas de velocidade, que avisa se o carro está excedendo o limite, entre outros.

Volvo-V40_2013_800x600_wallpaper_ae

O V40 será importado com versão única de motorização. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 4.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades. A empresa sueca informa que o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Há ainda sistema start/stop (que desliga o carro temporariamente quando ele está parado, como num semáforo, por exemplo).

O hatch pode ser equipado também com o pacote Sport, por R$ 12 mil, que inclui teto panorâmico e rodas aro 18. E o High Tech, de R$ 10 mil, com GPS, DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento.

Volvo-V40_2013_800x600_wallpaper_83

O painel de instrumentos é digital com 3 modos de visualização das informações, conforme a condução: Eco, que prioriza dados de consumo; Elegance e Performance, que destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva. A direção, elétrica, possui também 3 opções de ajuste.

De série, pelos R$ 115.950, o V40 tem ainda ar-condicionado digital, sistema de áudio, conexão Bluetooth para iPod, tela de 7 polegadas, bancos e volante em couro, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular (que aciona os faróis), piloto automático (controle de cruzeiro), partida sem chave e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Volvo-V40_2013_800x600_wallpaper_4f

Também são de série alerta de colisão, que freia o carro se ele se aproximar demais de um objeto à frente (chamado City Safe pela Volvo), 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS e controle de estabilidade e tração.